Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Grêmio visita Náutico para esquecer derrota na Copa do Brasil

A derrota por 2 a 0 para o Palmeiras na última quarta-feira complicou a situação do Grêmio na Copa do Brasil. Também por isso, o técnico Vanderlei Luxemburgo confirmou que não poupará ninguém para o jogo deste domingo, contra o Náutico, pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro. Mesmo que haja confronto na próxima quinta-feira contra o Verdão, em Barueri.

Luxa encontrará um adversário embalado pela frente. No último domingo, o Náutico venceu pela primeira vez no Brasileirão: 3 a 2 sobre o Botafogo, nos Aflitos. O resultado tirou a equipe da zona de rebaixamento, deixando-a na 13colocação. ‘Os atletas foram brilhantes. Fizemos uma marcação individual nos principais jogadores deles, que se movimentam muito e são artilheiros. A gente não podia vacilar na marcação com eles e fomos muito bem no que nós nos propusemos a fazer’, destacou o técnico Alexandre Gallo.

A semana foi marcada por muito mistério em Recife. Com treinamentos fechados, Gallo esconde a escalação para enfrentar o Tricolor. O certo é que Felipe ganha vez como goleiro titular, no lugar de Gideão. Com problemas para montar a zaga, o técnico pode investir no recuo do volante Elicarlos para o miolo de defesa. César Marques, que é zagueiro de origem, foi dispensado durante a semana, assim como Rodrigo Tiuí e Ramon.

O enfrentamento com o Grêmio é especial para um jogador no elenco pernambucano: o lateral esquerdo Lúcio, que atuou no Olímpico em 2007 e entre 2009 e 2011. ‘Jogar contra o Grêmio para mim é um privilégio. Eu tenho respeito pelo time, mas agora defendo o Náutico e vou me empenhar ao máximo para sair deste jogo vitorioso’, comentou Lúcio, dispensado pelo clube gaúcho no começo deste ano.Ainda abatido pela derrota por 2 a 0 sofrida diante do Palmeiras, no Olímpico, na última quarta-feira, o Grêmio lambe as feridas. A ordem é esquecer momentaneamente a Copa do Brasil e focar as atenções no Campeonato Brasileiro, onde o time faz boa campanha – é o terceiro colocado, com nove pontos em quatro partidas disputadas.

‘A gente fica muito chateado de perder um jogo que não podia, em um momento decisivo. Mas a vida continua. O nosso objetivo de buscar uma vaga na Libertadores não acaba com essa derrota. Não é um percalço que vai jogar no lixo todo um trabalho’, afirmou o técnico Vanderlei Luxemburgo, vislumbrando um bom Campeonato Brasileiro para a sua equipe.

A principal indefinição para o jogo deste domingo no Grêmio é em relação ao ataque. Depois de três meses, a dupla considerada ideal, Kleber e Marcelo Moreno, tem a chance de voltar a atuar junta. No entanto, Miralles e André Lima, que têm atuado bastante nos últimos jogos, podem aparecer no time titular para a partida.

Quem está fora do jogo é volante Fernando, que recebeu o terceiro cartão amarelo no último domingo, contra o Corinthians, e está suspenso. Edilson, recuperado de lesão muscular, tem tudo para voltar a ser o titular da lateral direita, no lugar do contestado Gabriel. O único jogador que deve ser poupado por Luxa é o veterano Gilberto Silva, desgastado pelo excesso de jogos.

FICHA TÉCNICA

NÁUTICO X GRÊMIO

Local: Estádio dos Aflitos, Recife (PE)

Data: 17 de junho de 2012, domingo

Horário: 18h30 (de Brasília)

Árbitro: Manoel Nunes Lopo Garrido (BA)

Assistentes: Roberto Braatz (Fifa/PR) e Marcos Rocha de Amorim (BA)

NÁUTICO: Felipe; Auremir, Gustavo, Elicarlos e Lúcio; Derley, Glaydson, Souza e Martinez; Rhayner e Araújo

Técnico: Alexandre Gallo

GRÊMIO: Victor; Edilson, Werley, Naldo e Pará; Vilson, Souza, Léo Gago e Marco Antônio; Kleber e Marcelo Moreno

Técnico: Vanderlei Luxemburgo