Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Franchitti herda pole de Briscoe após punições na Indy

Por AE

Long Beach – O escocês Dario Franchitti, da Chip Ganassi, ficou com a pole da etapa de Long Beach do Mundial de Fórmula Indy, neste sábado, ao ser beneficiado por uma série de punições aos pilotos que andam com carros de motor Chevrolet. Na pista, de fato, a primeira posição do grid foi obtida pelo australiano Ryan Briscoe, da Penske, mas ele terá de se contentar em sair da 11.ª colocação.

A situação curiosa se explica pelo fato de que a Chevrolet resolveu trocar os motores dos carros das 11 equipes que usam o propulsor da montadora, que não foram aprovados para a disputa de toda uma corrida em Long Beach já antes do primeiro treino livre, realizado na última sexta-feira. E o regulamento da Indy prevê a penalidade de 10 posições no grid em caso de troca de motor.

Apesar de ter perdido o primeiro posto do grid, Briscoe ficou com o ponto de bonificação dado ao piloto que conquista a pole, assim como garantiu o prêmio de US$ 10 mil concedido a quem a garante na pista. Porém, foi Franchitti, que anda com um motor da Honda, o grande beneficiado do dia, após ter conquistado o quarto melhor tempo do treino de classificação.

Will Power e Ryan Hunter-Reay, que ficaram em segundo e terceiro lugar nesta sessão qualificatória, vivem o mesmo drama de Briscoe e sairão respectivamente da 12.ª e da 13.ª colocações na prova deste domingo depois de terem ficado em segundo e terceiro na pista.

Os três pilotos brasileiros da Indy, por sua vez, também andam com motores da Chevrolet e estão dentro do grupo de prejudicados pela punição em massa. Com isso, Hélio Castroneves, Tony Kanaan e Rubens Barrichello largarão em 18º, 19º e 22º, respectivamente.

Confira como ficou o grid de largada em Long Beach:

1) Dario Franchitti (ESC/Chip Ganassi)

2) Josef Newgarden (EUA/Fisher Hartman)

3) Justin Wilson (ING/Dale Coyne)

4) Simon Pagenaud (FRA/Schmidt Hamilton)

5) Scott Dixon (NZL/Ganassi)

6) Takuma Sato (JAP/RLL)

7) Mike Conway (ING/Foyt)

8) Graham Rahal (EUA/Ganassi)

9) Charlie Kimball (EUA/Ganassi)

10) Alex Tagliani (CAN/Bryan Herta)

11) Ryan Briscoe (AUS/Penske)

12) Will Power (AUS/Penske)

13) Ryan Hunter-Reay (EUA/Andretti)

14) James Jakes (ING/Dale Coyne)

15) Ernesto Viso (VEN/KV)

16) James Hinchcliffe (CAN/Andretti)

17) Simona de Silvestro (SUI/HVM)

18) Hélio Castroneves (BRA/Penske)

19) Tony Kanaan (BRA/KV)

20) JR Hildebrand (EUA/Panther)

21) Marco Andretti (EUA/Andretti)

22) Rubens Barrichello (BRA/KV)

23) Oriol Servia (ESP/Lotus)

24) Ed Carpenter (EUA/Carpenter)

25) Sébastien Boudais (FRA/Dragon)

26) Katherine Legge (ING/Dragon)