Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

França e Rússia se classificam para Eurocopa; Portugal vai para repescagem

França, Rússia, Dinamarca, Grécia e Suécia se classificaram para a Eurocopa de 2012, ao final da última rodada da fase eliminatória, disputada nesta terça-feira.

Já Portugal, de Cristiano Ronaldo, terá que disputar a repescagem para chegar à competição, que acontecerá na Ucrânia e na Polônia.

Os lusos só precisavam do empate hoje para obter a vaga direta, mas foram derrotados por 2 a 1 pela Dinamarca na ‘decisão’ do Grupo H e ficaram apenas na vice-liderança.

Michel Krohn-Dehli abriu o placar para os dinamarqueses aos 13 minutos do primeiro tempo. O atacante Nicklas Bendtner, que saiu no início desta temporada do Arsenal para o Sunderland, ampliou aos 18 da etapa final.

Os lusos voltaram a sonhar com a classificação quando Ronaldo descontou nos acréscimos com um golaço de falta, mas a Dinamarca conseguiu segurar o resultado.

A França estava numa situação parecida com a dos portugueses, mas teve êxito, ao empatar em 1 a 1 com a Bósnia.

A classificação francesa foi mais uma vez polêmica, como aconteceu na repescagem das eliminatórias para a Copa do Mundo da África do Sul em 2010.

Na época, o atacante Thierry Henry ajeitou a bola com a mão antes de cruzar para Willam Gallas fazer o gol da vitória sobre a Irlanda.

Desta vez, foi graças a um pênalti duvidoso sofrido pelo meia Samir Nasri que os franceses conseguiram o gol de empate, que ele mesmo cobrou aos 33 da etapa final.

O atacante bósnio Edin Dzeko, companheiro de equipe de Nasri no Manchester City, tinha aberto o placar aos 40 do primeiro tempo.

A Rússia também carimbou seu passaporte para a Ucrânia/Polônia ao atropelar a fraca seleção de Andorra por 6 a 0.

No Grupo F, a Grécia conseguiu a vitória necessária para garantir sua vaga ao derrotar a Geórgia fora de casa por 2 a 1.

Nesta mesma chave, o brasileiro naturalizado croata Eduardo deixou sua marca na vitória por 2 a 0 do seu novo país sobre a Letônia.

Com 22 pontos, a Croácia chegou a ter a classificação direta nas mãos por alguns minutos, ao ser o melhor segundo colocado de todos os grupos.

Porém, esta vaga acabou ficando com a Suécia, que estava perdendo por 2 a 1 para a Holanda no início do segundo tempo, mas conseguiu uma virada espetacular com dois gols em dois minutos e acabou vencendo por 3 a 2, para o delírio dos 33.000 torcedores que lotaram o Råsunda Fotbollstadion da cidade de Solna, na periferia da capital Estocolmo.

Com este resultado, a Suécia ficou com 24 pontos, dois a mais que os croatas, e acabou com a invencibilidade dos holandeses, que vinham de nove vitórias em nove partidas.

As cinco equipes classificadas nesta terça-feira somam-se à Espanha, Alemanha, Itália, Holanda e Inglaterra, que garantiram suas vagas nas rodadas anteriores, além das anfitriãs Ucrânia e Polônia

As quatro últimas vagas serão disputadas por oito equipes na repescagem, cujo sorteio ocorre nesta quinta-feira. São elas Turquia, Irlanda, Estônia, Bósnia, Croácia, Montenegro, Portugal e República Tcheca.

A Espanha, que derrotou a Escócia por 3 a 1, e a Alemanha, que superou a Bélgica pelo mesmo placar, encerraram suas campanhas com 100% de aproveitamento.

Estas duas equipes, que foram finalistas da última Eurocopa, vencida pelos espanhóis em 2008, já são consideradas como as grandes favoritas da edição de 2012.