Fórmula 1: Valtteri Bottas sai na pole position no GP da Áustria

Sebastian Vettel, líder do campeonato pela Ferrari depois de oito corridas, se qualificou o terceiro mais rápido

O piloto finlandês Valtteri Bottas manteve a Mercedes na pole position para o Grande Prêmio da Áustria, após seu colega Lewis Hamilton ser punido com cinco posições no grid.

Hamilton, que está a 14 pontos de Sebastian Vettel, líder do campeonato pela Ferrari depois de oito corridas, se qualificou o terceiro mais rápido, mas começará em oitavo lugar devido à penalidade por uma mudança não programada da caixa de câmbio.

Vettel vai compartilhar a primeira linha com Bottas e seu companheiro de equipe, o finlandês Kimi Raikkonen, sairá na segunda fila junto ao australiano Daniel Ricciardo, da Red Bull.

“Eu realmente gosto de dirigir aqui. O carro ficava melhor à medida que a chegada se aproximava”, disse Bottas, que agora tem uma oportunidade de ouro para a segunda vitória da carreira.

“Uma volta decente no final, não foi perfeita, mas foi o suficiente”.

A esperança de um confronto entre os rivais da Mercedes e da Ferrari nos últimos segundos foi pega de surpresa quando Romain Grosjean, da Haas, cometeu um erro e levou uma advertência.

Esta é a segunda pole de Bottas na F1, sendo a primeira no circuito de Bahrein, em abril. Vettel ganhou a corrida, mas a Mercedes triunfa na Áustria todos os anos desde que a Red Bull Ring retornou ao calendário, em 2014.

“Parabéns a Valtteri, ele fez um trabalho fantástico e Sebastian foi muito rápido. Não era para ser hoje”, disse Hamilton, cuja caixa de câmbio teve de ser trocada após a identificação de um problema pela equipe no Azerbaijão.

“Darei o meu melhor. Quero chegar lá e fazer uma dobradinha com Valtteri”.

Hamilton venceu no ano passado com o então companheiro de equipe Nico Rosberg, agora aposentado e campeão em 2014 e 2015.

(Com Reuters)