Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Fora de casa, Avaí vence Criciúma com boa atuação de Cléber Santana

O clássico entre Criciúma e Avaí pela segunda rodada do returno do Campeonato Catarinense não encheu os olhos da torcida por conta da falta de criatividade dos dois lados, mas acabou espantando a má fase dos visitantes, que venceram por 2 a 0. Com um gol marcado por Neílson aos 43 do primeiro tempo e outro por Cléber Santana, aos 47 da etapa complementar, o time do técnico Mauro Ovelha voltou a vencer após quatro partidas e renovou o sonho de classificação para o quadrangular final.

O resultado positivo deixa o Avaí com quatro pontos, ultrapassando o próprio Criciúma e agora encostado no líder Figueirense, que ganhou as duas partidas do returno e já está nas semifinais da competição em virtude do título da primeira fase. Além disso, o ameaçado Mauro Ovelha conquista sobrevida no cargo com a vitória.

Na próxima rodada do Campeonato Catarinense, que será disputada sábado e domingo que vem, graças à Copa do Brasil que começa no meio da semana, o Avaí visita o Atlético de Ibirama e o Criciúma encara o Brusque. A grande partida da rodada, no entanto, será entre os líderes Figueirense e Joinville, no Orlando Scarpelli.

O Jogo – Mesmo jogando fora de casa, o Avaí já começou pressionando o Criciúma, principalmente na distribuição de bola de Cléber Santana. A ‘cabeça pensante’ do meio-campo do Leão cadenciava o ritmo do time e assustava a defesa do Tigre com enfiadas de bola inteligentes e ousad

Apesar disso, foi em cobrança de falta que o Avaí deu o primeiro susto na partida. Logo aos dois minutos, Cléber Santana fez cobrança forte e com destino certo no ângulo de Andrey. Em cima da linha, a defesa fez o corte e evitou a abertura do placar.

O Criciúma teve sua primeira chance clara aos 17 minutos, quando Anderson Conceição desviou de cabeça uma cobrança de falta e Moretto subiu firme para fazer boa defesa. Dez minutos depois, em nova batida de falta, Cléber Santana levou perigo, mas ainda não abriu a contagem.

Finalmente, aos 43 minutos, Aelson fez cruzamento preciso pela esquerda e Neílson aproveitou a chance para marcar o primeiro e único gol da partida. O atacante se tornou artilheiro do Avaí na competição, com dois gols marcados, ao lado de Cleverson e Ronaldo Capixaba.

Na etapa complementar, o Criciúma assustou logo aos quatro minutos, quando Romero desferiu um chute cruzado e Moretto fez boa defesa. Cinco minutos mais tarde, Marcinho Guerreiro desviou bola cruzada na área por Lucca. Para piorar a situação de Mauro Ovelha, o eficiente Aelson se lesionou e foi trocado por Arlan.

A partir desse momento, o Criciúma passou a pressionar com intensidade e o Avaí se defendeu como foi possível. Quando os anfitriões se atiraram para cima, deixaram espaço para o contra-ataque do Leão. Foi assim que o time ganhou boa oportunidade em cobrança de falta e Cléber Santana consumou a boa atuação com um golaço no ângulo do goleiro Andrey.