Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Fifa suspende decisão de permitir que Kosovo dispute jogos amistosos

Budapeste, 25 mai (EFE).- A Fifa suspendeu nesta sexta-feira a decisão de autorizar Kosovo a disputar partidas amistosas contra seleções associadas a entidade máxima do futebol internacional.

O anúncio foi feito pelo presidente Joseph Blatter, em entrevista coletiva no encerramento do congresso da Fifa, em Budapeste, na Hungria. ‘Será realizada uma reunião com as federações envolvidas, especialmente a Sérvia, na próxima sexta-feira, em Zurique’, afirmou.

‘Para ser membro da Uefa é preciso fazer parte das Nações Unidas’, lembrou Blatter, embora tenha dito que 22 dos 27 países da União Europeia reconheceram Kosovo, que se tornou independente de forma unilateral da Sérvia, em 2008.

Segundo Blatter, a suspensão aconteceu para que a federação sérvia seja ouvida. O dirigente negou que a medida reverta imediatamente a decisão desta semana de permitir que Kosovo dispute amistosos, o que gerou muitos protestos entre os sérvios.

‘A decisão não está posta em xeque, mas devem se definir as formas com que ela será posta em prática. Se podem realizar apenas partidas como mandantes, se poderão jogar fora’, completou.

Blatter admitiu que outras federações, além da Sérvia protestaram da permissão para Kosovo. Contudo, admitiu que explicou aos sérvios que a decisão de liberar o território autônomo para jogar partidas amistosas não pressupõe que seja uma passo para sua admissão como membro da Fifa.

O presidente da federação sérvia, Tomislav Karadzic, explicou na terça-feira passada que após encontrar em Budapeste com o presidente da Uefa, Michel Platini, e com Blatter, os dirigentes tinham acordado voltar a avaliar a decisão. EFE