Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Fifa modifica prêmio e escolherá melhor do mundo em outubro

Conselho da Fifa decidiu alterar formato de sua festa de gala, que terá sede rotativa e levará em conta o calendário da temporada europeia

O Conselho da Fifa aprovou nesta terça-feira, em uma reunião realizada em Manama, no Bahrein, uma série de mudanças em diversas frentes do futebol. Entre elas, a entidade decidiu alterar o formato do prêmio dado anualmente ao melhor jogador do mundo, que agora terá sede rotativa e passará a analisar o período que define a temporada europeia, em vez do desempenho dos atletas de janeiro a dezembro.

A entidade confirmou a mudança momentos após o fim da reunião. Com a decisão, a cerimônia do Prêmio dos Melhores do Futebol da Fifa, que anuncia também a melhor jogadora e os melhores técnicos do futebol masculino e feminino, entre outras honrarias, passará a acontecer no segundo semestre, e não em janeiro, como vinha ocorrendo.

A mudança passará a ser adotada já em 2017. No dia 23 de outubro, Londres receberá a cerimônia que anunciará os melhores do mundo na temporada 2016-2017. Antes, a premiação sempre acontecia na sede da Fifa, em Zurique.

Esta é a segunda alteração em pouco tempo do Prêmio de Melhor do Mundo. De 2010 a 2015, a Fifa alinhou sua premiação com a Bola de Ouro tradicionalmente dada pela revista France Football, mas a parceria foi rompida e já em 2016 a entidade realizou sua eleição de forma independente.

O rompimento definiu também mudanças na forma da eleição, que passou a ser aberta também ao público. Para que a nova alteração seja confirmada, o congresso da Fifa que será realizado nesta quinta-feira, novamente em Manama, precisa referendar a decisão, o que deve acontecer.

(com Estadão Conteúdo)