Felipão adia decisões e muda divulgação dos convocados

Técnico só vai chamar atletas que atuam fora do país na terça. Com isso, terá mais tempo para monitorar recuperação de Fred (e mais jogos de substitutos)

“Os que jogam no Brasil, como estamos em início de temporada, ainda não atingiram o ápice da forma física. Por isso, vamos esperar um pouco para completar a lista”, explicou Felipão

A CBF anunciou nesta segunda-feira que a lista de convocados a ser divulgada pelo técnico Luiz Felipe Scolari na terça, no Rio de Janeiro, só terá jogadores que atuam no exterior. A convocação para o amistoso entre a seleção brasileira e a África do Sul, em 5 de março, no Estádio Soccer City, em Johannesburgo, será concluída apenas numa data mais próxima à partida. Felipão precisa anunciar antecipadamente os nomes dos convocados dos clubes europeus porque a Fifa obriga que as agremiações tenham pelo menos duas semanas de aviso prévio para se planejar. A regra não vale para os clubes nacionais. Com a mudança, Felipão terá mais tempo para acompanhar a evolução de alguns jogadores nas próximas semanas. O caso mais delicado é o de Fred, que passou quase todo o segundo semestre de 2013 machucado e voltou a sofrer dores pouco depois de estrear em 2014.

Leia também:

Na última lista da seleção antes da Copa, vagas em aberto

Júlio César pegará ritmo para Copa jogando no… Canadá

Felipão diz que próxima convocação pode ter novidades

Os craques que você tem de ver ao vivo na Copa no Brasil

​Anote na agenda: os jogos imperdíveis da fase de grupos

A própria CBF, através de seu site oficial, reconheceu que a condição física de alguns atletas provocou a mudança na programação. O amistoso será o último jogo da seleção antes da convocação para a Copa do Mundo. “Após observarmos algumas situações, achamos que seria melhor convocar apenas jogadores que atuam fora do Brasil neste momento. Os que jogam no Brasil, como estamos em início de temporada, ainda não atingiram o ápice da forma física. Por isso, vamos esperar um pouco para completar a lista”, explicou Felipão. Fred pode voltar a jogar em breve. Felipão ficará atento ao seu retorno. Caso ele não consiga retornar, o treinador poderá observar outros atletas em início de temporada. São os casos de Jô e Leandro Damião, candidatos muito fortes a ficar com a vaga de Fred, mas que também ainda não tiveram tempo de entrar em forma e jogar com regularidade.

A CBF informou que a decisão de só convocar os atletas que atuam no exterior foi tomada em reunião realizada pela manhã na sede da entidade. Scolari, seu auxiliar Murtosa e o coordenador técnico Carlos Alberto Parreira chegaram à conclusão que seria a melhor alternativa. “O complemento, com os atletas que jogam no país, será feito em dia mais próximo ao amistoso e será amplamente divulgado”, diz a CBF. Na última sexta, em Brasília, Felipão exibiu otimismo ao projetar as chances de a seleção brasileira conquistar o hexacampeonato. Na ocasião, além de dizer que “não acha difícil” chegar ao título jogando em casa, ele confirmou que já conta com uma base de jogadores montada para o Mundial e deixou claro que só está em dúvida em relação à escolha de um ou outro jogador.

(Com Estadão Conteúdo)