Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Expulso contra o Ceará, Ronaldinho será julgado nesta sexta pelo STJD

Apesar de estar trabalhando forte dentro de campo, o Flamengo terá suas atenções voltadas nesta sexta-feira para algo que vai acontecer fora das quatro linhas. O meia Ronaldinho Gaúcho será julgado pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) por conta de sua expulsão na vitória por 1 a 0 sobre o Ceará.

Dependendo o que acontecer, o meia pode perder alguns jogos nesta reta final de Campeonato Brasileiro, a começar pelo duelo deste domingo, às 17 horas (de Brasília), diante do Cruzeiro, no Engenhão, válido pela 33rodada do Nacional.

Ronaldinho Gaúcho foi expulso de campo no início do segundo tempo ao se desentender com o volante Heleno, do Ceará. No lance, o atleta flamenguista foi atingido pelo braço do jogador do clube nordestino e revidou com o chute. O árbitro André Luis Freitas imediatamente expulsou os dois jogadores e relatou o ocorrido na súmula. Denunciado no artigo 254-A (praticar agressão física durante a partida) do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, o atleta do clube carioca pode pegar 12 jogos de suspensão, o que o tiraria do restante da temporada.

Como Ronaldinho Gaúcho cumpriu um jogo de suspensão após a partida contra o Ceará, ele só vai ser desfalque contra o Cruzeiro caso seja suspenso por dois ou mais confrontos. O departamento jurídico do Rubro-negro não quis antecipar como será a estratégia da defesa, nem mesmo se o craque irá comparecer ao Tribunal para se defender, o que parece pouco provável.

A expulsão de Ronaldinho Gaúcho contra o Ceará foi a primeira do atleta desde que estreou com a camisa do Flamengo, no primeiro semestre. Esse fato deve ser usado pelos advogados do Flamengo.

Nos últimos dias, o assunto do julgamento de Ronaldinho Gaúcho foi comentado até mesmo no Cruzeiro, onde o volante Fabrício ironizou a possibilidade de o atleta do Flamengo ser suspenso. Perguntado se existia alguma chance de o Gaúcho não duelar com a Raposa, o jogador celeste deu a entender que acredita em um favorecimento ao rival de domingo.

‘Você acredita? CBF? Flamengo? Está de brincadeira. Capaz eu de pegar dois ou três jogos porque estou falando isso aqui. Ronaldinho ser suspenso? Difícil, hein? Temos de nos preocupar com outras coisas’, disse Fabrício.

Se a presença de Ronaldinho Gaúcho contra o Cruzeiro é uma incógnita, o técnico Vanderlei Luxemburgo tem assegurado o retorno do volante chileno Maldonado e do atacante Negueba, ambos que cumpriram suspensão na derrota por 4 a 2 para o Grêmio.

O primeiro vai formar dupla de volantes com Aírton, já que Willians foi afastado pela comissão técnica por indisciplina, está treinando separado do grupo e não deverá mais vestir a camisa do time neste Campeonato Brasileiro.

O desfalque certo fica por conta do meia Renato Abreu, que vai ter que cumprir suspensão por conta do terceiro cartão amarelo recebido diante dos gremistas. A definição da formação que vai a campo deverá acontecer apenas no treino previsto para a tarde desta sexta-feira, no Ninho do Urubu.

No sábado pela manhã acontecerá um recreativo, que vai anteceder ao período de concentração. Com 52 pontos conquistados, na quinta colocação do Campeonato Brasileiro, o time carioca precisa de um triunfo para não correr risco de deixar a zona de classificação para a Copa Libertadores do próximo ano.