Ex-piloto da F-1 conquista ouro na Paralimpíada

Com as pernas amputadas em um acidente na Fórmula Indy, Alex Zanardi se tornou um dos destaques do ciclismo de estrada paralímpico

Alessandro Zanardi, ex-piloto da Fórmula-1 no começo da década de 1990, conquistou a medalha de ouro na prova de ciclismo de estrada contrarrelógio na categoria H5, disputada com uma handbike, uma espécie de triciclo que pode ser impulsionado pelas mãos. O italiano de 49 anos concluiu a prova com o tempo de 28min36s81.

Zanardi fechou a primeira das duas voltas em terceiro lugar, mais de 18 segundos atrás do australiano Stuart Tripp, mas conseguiu fazer os últimos cinco quilômetros em ritmo intenso e recuperou a diferença. Tripp ficou com a prata (28min39s55) e o americano Oscar Sanchez (28min51s73) com o bronze.

Ao final da prova, Zanardi comemorou com muito entusiasmo a vitória. “É simplesmente fantástico. Eu só tenho que agradecer. Eu sinto que sou um cara de muita sorte”, disse o ex-piloto, que teve as duas pernas amputadas em 2001, quando sofreu um grave acidente na Fórmula Indy. Nos anos 1990, pilotou por diferentes escuderias, entre elas Jordan e Lotus.

 

Nesta quinta-feira, Zanardi buscará o bicampeonato paralímpico na corrida de estrada, e na sexta compete no revezamento, na qual levou a prata em Londres-2012.

Ex-piloto da F-1, o italiano Alessandro Zanardi venceu a prova de contrarrelógio do ciclismo da Paralimpíada de Londres

Ex-piloto da F-1, o italiano Alessandro Zanardi durante a Paralimpíada de Londres (Leon Neal/AFP/VEJA/VEJA)

(Com Estadão Conteúdo)

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. PARABÉNS ZANARDI !!!!!!!!!

    Curtir

  2. sidney abreu

    Muito bom, belo exemplo….. Parabéns

    Curtir

  3. Thais Fernandes

    Um homem de muito valor!

    Curtir