Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Equipe dos EUA fatura ouro no Mundial de Ginástica

Por AE

Tóquio – Os Estados Unidos faturaram nesta terça-feira a medalha de ouro na disputa feminina por equipes do Mundial de Ginástica Artística, que está sendo realizado em Tóquio, no Japão. As norte-americanas conquistaram 179,411 pontos, terminando com quatro de pontos de vantagem para a Rússia (175,329), que era a atual campeã. A China, com 172,820 pontos, ficou com a medalha de bronze.

Este foi o primeiro título da equipe feminina dos Estados Unidos desde 2007. E a conquista veio mesmo após as norte-americanas sofrerem um duro golpe na sexta-feira, quando Alicia Sacramone, a mais experiente ginasta do país sofreu uma lesão, que a impediu de competir em Tóquio.

Essa ausência deixou Aly Raisman como a única atleta a se apresentar pelos Estados Unidos a ter participado anteriormente de uma edição do Mundial de Ginástica Artística. Como estava inscrita, Sacramone vai receber o ouro, quebrando o recorde norte-americano, que dividia com Shannon Miller e Nastia Liuki, ao garantir a sua 10ªmedalha. “As palavras não podem descrever como estou orgulhosa de todas vocês”, escreveu no Twitter – rede de microblogs na internet.

Gabrielle Douglas, McKayla Maroney, Aly Raisman, Sabrina Vega e Jordyn Wieber são as outras norte-americanas que faturaram o ouro. “A equipe dos Estados Unidos é muito forte e nós apenas estamos indo para mantê-la cada vez mais forte”, disse Raisman. “Eu só disse a elas: ‘Nós vamos lembrar desta noite para o resto de nossas vidas, então vamos fazer valer a pena'”, completou.

A equipe dos Estados Unidos terminou as eliminatórias em primeiro lugar e manteve o domínio na final nesta terça-feira, aproveitando a ausência da russa Aliya Mustafina, que sofreu uma lesão no joelho em abril, e dos problemas de Anna Dementyeva, que estava com uma febre nos últimos dias. “Eu estava esperando pelo ouro, mas eu não poderia ter 100% de certeza porque havia muitas novatas”, disse Martha Karolyi, coordenador da equipe dos Estados Unidos.

O Brasil não participou da final por equipes do Mundial de Ginástica Artística por ter ficado apenas na 14ª colocação nas eliminatórias. O resultado, porém, garantiu a presença da equipe no Pré-Olímpico, que será realizado em Londres.

O Mundial de Ginástica Artística prossegue na quarta-feira com a disputa da final da disputa masculina por equipes, que também não contará com a presença brasileira. Os ginastas do País voltam a competir na quinta-feira, com a participação de Daniele Hypólito na final individual geral. No sábado, Jade Barbosa disputa medalhas no salto, Diego Hypólito compete no solo e Arthur Zanetti participa da final das argolas.