Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Em sets diretos, Nadal é eliminado por alemão no ATP 250 de Halle

Em fase de preparação para Wimbledon, Rafael Nadal foi surpreendido e eliminado do ATP 250 de Halle, na Alemanha. Em uma hora e vinte e cinco minutos, o espanhol fracassou diante do atleta da casa Philipp Kohlschreiber, nesta sexta-feira, em sets diretos, com parciais de 6/3 e 6/4, e caiu nas quartas-de-final da competição disputada sobre a grama.

O primeiro set, ao contrário do que era esperado, começou com amplo domínio do alemão. Atual 34colocado do ranking da Associação de Tenistas Profissionais (ATP), o atleta da casa impôs ritmo forte e, com tranquilidade, abriu 3 a 0 no placar. Já Nadal, número dois do mundo, mostrava fraco desempenho no saque e tinha dificuldade para confirmar o serviço, que quase foi quebrado novamente no quarto game.

A partir do momento em que o espanhol marcou seu primeiro ponto no embate, os tenistas protagonizaram duelo mais equilibrado. Nadal passou a confirmar o serviço e chegou a diminuir a vantagem do alemão para dois pontos, com o placar apontando 5 a 3, mas não conseguiu impedir o triunfo do adversário que, com 94% de aproveitamento de pontos vencidos ao acertar o primeiro serviço, fechou o set por 6/3 após 37 minutos de disputa.

Na segunda metade do confronto, o equilíbrio prevaleceu até o sétimo game, quando o espanhol cometeu muitos erros e permitiu que o alemão quebrasse seu serviço. Sacando bem, Kohlschreiber, autor de cinco aces na segunda parcial e oito durante todo o jogo, não desperdiçou as chances que teve, manteve bom desempenho e deu números finais ao embate, vencendo por 6/4.

Esta foi a primeira vitória de Kohlschreiber atuando diante de Nadal. Nos oito confrontos anteriores, o espanhol havia levado a melhor em todos, sendo o último deles no ATP 250 de Doha, no Catar, nesta temporada, onde venceu por 2 sets a 1, com parciais de 6/3, 6/7(2) e 6/3.

Na semifinal, o alemão mede forças com quem tiver êxito no confronto entre o sueco Tomas Berdych, número sete do mundo, e seu compatriota Tomy Haas, 87colocado do Ranking da ATP. Diante de Berdych, Kohlschreiber tem retrospecto negativo, acumulando sete derrotas em oito jogos, enquanto contra Haas, venceu uma vez e perdeu outra.