Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Em partida de dois tie-breaks, Federer bate Raonic e avança à semi

O suíço Roger Federer segue firme na busca do hexacampeonato do ATP 250 de Halle. Maior campeão da história do torneio, o número três do mundo precisou ter calma para virar a partida sobre o canadense Milos Raonic apenas no tie-break do terceiro set, em partida de extremo equilíbrio entre dois bons sacadores.

O primeiro set mostrou o panorama que se estenderia por toda a partida. Sacando bem, os dois tenistas não cederam nenhuma quebra e levaram a parcial ao tie-break. Com dois minibreaks logo no início do game desempate, Raonic apenas administrou a vantagem para, com mais uma quebra, fechar o set em 7/6(7-4).

Sabendo que uma vitória o elevaria a favorito ao título de Halle – Rafael Nadal, cabeça de chave número 1, foi eliminado na manhã desta sexta -, Federer passou a devolver melhor na segunda parcial e conseguiu quebra decisiva logo no segundo game, abriu 2/0 e apenas manteve a vantagem para fechar o set em 6/4.

Voltando a equilibrar a partida, Raonic não cedeu quebras ao suíço, levando a parcial para novo tie-break. Mais ousado que na primeira parcial, quando cedeu duas quebras em seus dois primeiros saques, Federer aproveitou-se do nervosismo de Raonic para conseguir quatro minibreaks e fechar o game decisivo em 7-3, garantindo vaga na semifinal do torneio alemão.

O número três do mundo enfrenta agora o russo Mikhail Youzhny, em partida disputada neste sábado, em busca de vaga na final do ATP de Halle. Federer não é campeão do torneio desde 2008, quando derrotou o alemão Philipp Kohlschreiber, atual campeão e algoz do espanhol Rafael Nadal.