Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Dupla americana vence 9ª etapa entre os carros e diminui vantagem dos líderes

Iquique (Chile), 10 jan (EFE).- Os americanos Robby Gordon e Johnny Campbell (Hummer) levaram a melhor entre os carros na nona etapa do Rali Dacar, um especial de 566 quilômetros entre as cidades chilenas de Antofagasta e Iquique, e reduziram a vantagem dos líderes da classificação geral, os franceses Stéphane Peterhansel e Jean Paul Cottret (Mini).

Gordon e Campbell, que estão em segundo no somatório das nove etapas, completaram o percurso em 4h35min21s e foram 1min38 mais rápidos que os concorrentes. A diferença entre as duas duplas agora é de 5min58 a favor dos representantes dos Estados Unidos.

O espanhol Joan Roma e o francês Michel Périn (Mini) terminaram o dia na terceira posição, a mais de oito minutos dos vencedores, e mantiveram o quarto lugar geral, atrás também do polonês Krzysztof Holowczyc e do francês Jean-Marc Fortín.

Campeão entre os carros no ano passado, quando competiu ao lado do copiloto alemão Timo Gottschalk, o catariano Nasser Al-Attiyah (Hummer), que em 2012 competiu ao lado do espanhol Lucas Cruz, abandonou nesta terça devido a problemas mecânicos. Antes da desistência, ele estava em sexto no geral, a mais de 45 minutos dos primeiros colocados.

Os brasileiros Jean Azevedo e Emerson Cavassin (Nissan) ficaram em 14º lugar e ocupam a 15ª colocação no somatório das nove etapas.

A décima etapa terá nesta quarta-feira 377 quilômetros cronometrados entre Iquique e Arica, com um setor de dunas de cem quilômetros pelo extremo norte chileno. EFE