Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Djokovic se garante como o número 1 do mundo em 2014

Sérvio arrasou Berdych e avançou no ATP Finals em Londres, em que enfrenta Kei Nishikori na semi. É o terceiro ano seguido que Djokovic termina no topo

O sérvio Novak Djokovic assegurou os dois objetivos que buscava nesta sexta-feira. Ele arrasou o checo Tomas Berdych por 2 sets a 0 (duplo 6/2) e, com isso, avançou às semifinais do ATP Finals de Londres. A classificação garantiu a Djokovic a liderança do ranking mundial até o final de 2014. Agora, o suíço Roger Federer, que também segue vivo no torneio que reúne os oito melhores tenistas da temporada, não tem mais chances matemáticas de voltar ao topo. Este será o terceiro ano consecutivo que Djokovic terminará como o líder da ATP.

Leia também:

Djokovic enfrentará 2 campeões de Grand Slam no Finals

Rafael Nadal está confirmado no Rio Open 2015

Roger Federer volta a ser número 2 do mundo

Djokovic venceu de forma arrasadora todas as três partidas que fez até o momento em Londres: não perdeu nenhum set, venceu 36 games e perdeu apenas nove. Com isso, chegou à semifinal, na qual irá enfrentar o japonês Kei Nishikori, vice-líder do Grupo B. Atual bicampeão do ATP Finals, Djokovic chegou à sua 30ª vitória seguida em quadras cobertas. Ele ainda igualou uma marca importante, pois se tornou o sétimo tenista da história a terminar por três ou mais anos seguidos como líder do ranking seguindo os passos de Pete Sampras (6), Jimmy Connors e Roger Federer (ambos com 5), Ivan Lendl e John McEnroe (4) e Rafael Nadal (3).

A outra semifinal do torneio será decidida nesta sexta-feira, no confronto entre o suíço Stan Wawrinka e o croata Marin Cilic, a partir das 18 horas (de Brasília). O jogador da Suíça é o atual vice-líder do Grupo A e precisa vencer apenas três games para avançar. Apenas um massacre de Cilic classificaria Berdych, o atual terceiro colocado. Quem ficar na vice-liderança do Grupo A irá encarar Federer nas semifinais. Líder do Grupo B, o suíço também avançou à próxima fase com três vitórias em três partidas.

(Com Estadão Conteúdo)