Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Djokovic e Nadal vencem e se classificam para as semifinais em Roma

O sérvio Novak Djokovic, líder do ranking mundial da ATP, e o espanhol Rafael Nadal, número três, se classificaram nesta sexta-feira para as semifinais do Masters 1.000 de Roma, após derrotarem nas quartas de final o francês Jo-Wilfried Tsonga (5º) e o tcheco Tomas Berdych (7º), respectivamente.

Nadal venceu Berdych em dois sets, por 6-4 e 7-5, tendo um primeiro set com dificuldade e passando por mais apuros no segundo, quando teve que salvar um 5-4 contra para converter em um 7-5 a favor.

Por outro lado, Djokovic venceu Tsonga com relativa facilidade por 7-5 e 6-1, com algum esforço no primeiro set, mas jogando contra um rival que não deu sinal algum de que iria surpreender.

Após esses resultados nas quartas de final, Nadal, finalista no ano passado, enfrentará na semifinal seu compatriota David Ferrer, que também conseguiu avançar para a próxima etapa, depois de derrotar o francês Richard Gasquet por 7-6 (7/4) e 6-3.

Ferrer se mostrou sólido e seguro em toda a partida frente a um rival combativo que vinha de uma vitória na quinta-feira contra um dos favoritos, o número quatro do mundo, o britânico Andy Murray.

Esses resultados dão uma injeção de confiança aos tenistas a apenas dez dias do início, em Paris, do Roland Garros, o maior evento anual da temporada no saibro.

Na outra semifinal, Djokovic enfrenta o vencedor do embate entre o suíço Roger Federer, novo número dois do mundo, e o italiano Andreas Seppi (30º), a revelação do torneio.

Na disputa feminina, a americana Serena Williams garantiu a sua vaga na próxima fase vencendo a italiana Flavia Pennetta, que se viu obrigada a abandonar a partida devido a uma lesão na mão direita, quando perdia por 4-0 no primeiro set.

Também se classificaram a chinesa Na Li, que venceu a eslovaca Dominila Cibulkova por 6-1 e 7-6 (7/4), a russa Maria Sharapova, que ganhou da americana Venus Williams (6-4, 6-3), e a alemã Angelique Kerber, após derrotar a tcheca Petra Kvitova (7-6 (7/2), 1-6, 6-1).

— Torneio ATP/WTA de Roma:

– Individuais masculinos – Quartas-de-final:

Novak Djokovic (SER/N.1) derrotou Jo-Wilfried Tsonga (FRA/N.5) 7-5, 6-1

David Ferrer (ESP/N.6) derrotou Richard Gasquet (FRA/N.16) 7-6 (7/4), 6-3

Rafael Nadal (ESP/N.2) derrotou Tomas Berdych (RTC/N.7) 6-4, 7-5

– Individuais femininos – Quartas-de-final:

Na Li (CHN/N.8) derrotou Dominika Cibulkova (ESQ/N.14) 6-1, 7-6 (7/4)

Serena Williams (EUA/N.9), Flavia Pennetta (ITA) 4-0 e abandono

Angelique Kerber (ALE/N.12), Petra Kvitova (RTC/N.4) 7-6 (7/2), 1-6, 6-1

Maria Sharapova (RUS/N.2) derrotou Venus Williams (EUA) 6-4, 6-3