Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Diretoria do Grêmio perde a paciência e demite Caio Júnior após oito jogos

Cercado de investimentos e tomado pela euforia de contratações milionárias, como os atacantes Kleber e Marcelo Moreno, o Grêmio teve um início de temporada frustrante para a diretoria, que já achou o culpado pela péssima campanha no Estadual e procurou cortar o mal pela raiz nesta segunda-feira. Após uma reunião entre os dirigentes gaúchos e a comissão técnica, o clube optou pela demissão de Caio Júnior, que comandou o time em apenas oito jogos e deixa a equipe com 54% de aproveitamento.

Vitorioso no Grêmio durante sua carreira de jogador, Caio Júnior não conseguiu corresponder ao voto de confiança dado pela cúpula gremista e repetiu os erros que já haviam irritado os torcedores de Flamengo e Botafogo, em temporadas passadas. Comandando o Tricolor no Estadual, o treinador conquistou apenas quatro vitórias, empatou uma vez, e perdou outras três, comprometendo assim o desempenho do time no primeiro turno do Gauchão.

Apesar do apoio demonstrado pelo presidente Paulo Odone durante a competição, o esquema tático fragilizado do Grêmio e a falta de um padrão de jogo que justificasse o pesado investimento feito pelos dirigentes neste ano minaram qualquer chance de Caio Júnior permanecer à frente da equipe. Com isso, sua saída também determina a demissão dos auxiliares Solivan Dalla Valle e Almir Domingues, além de comprometer o planejamento que fora traçado pela cúpula tricolor.

No último sábado, Caio Júnior fez seu último jogo pelo Grêmio e acabou sendo superado pelo São José, fora de casa, por 2 a 1. O resultado adverso colocou o time em quarto lugar no seu grupo e contribuiu para que o Tricolor gaúcho ficasse frente a frente com o Internacional, que garantiu a ponta de sua chave e é apontado como franco favorito para o Gre-Nal que marcará as quartas de final da Taça Piratini.

Agora, as atenções dos mandatários gremistas se voltam para o técnico Vanderlei Luxemburgo, que deixou o Flamengo recentemente e está passando férias com a família. Os gaúchos já teriam entrado em contato com o treinador e sua contratação é encarada como a principal prioridade do momento para o clube.