Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Diante da nova chegada, irmão de recordista mundial se prepara para SS

Cinco anos mais novo que o etíope Kenenisa Bekele, um dos maiores fundistas da atualidade, Tariku se prepara para estrear na Corrida Internacional de São Silvestre. Na manhã desta sexta-feira, o irmão do astro treinou no Parque do Ibirapuera, diante da nova chegada da prova.

Para triunfar em São Paulo, Tariku se inspira no parente famoso. ‘Ele é o meu maior exemplo, meu atleta favorito e procuro seguir todos os seus passos. Nós treinamos juntos em dois períodos todos os dias. Meu irmão é como se fosse um técnico, ele é tudo para mim’, resumiu o atleta.

Kenenisa Bekele, 29 anos, é o atual recordista mundial dos 5 e 10 mil metros. Na distância mais longa, ele tem dois títulos olímpicos (Atenas-2004 e Pequim-2008) e quatro mundiais (Paris-2003, Helsique-2005, Osaka-2007 e Berlim-2009). No percurso menor, faturou o ouro na China e a prata na Grécia, além do Mundial de Berlim-2009.

Aos 24 anos, Tariku protagoniza um início de carreira promissor. Depois de conquistar o título dos 5 mil metros do Mundial Júnior de Pequim-2006, o atleta que se prepara para disputar a São Silvestre pela primeira vez foi campeão nos 3 mil metros do Mundial Indoor de Valência-2008.’É minha primeira vez no Brasil e espero fazer uma boa corrida amanhã’, disse o atleta, que costuma priorizar as provas de pista. ‘Quero vencer, mas sei que não vai ser fácil, porque a São Silvestre é uma corrida muito popular e estou bastante feliz por estar aqui’, completou.

Ele ainda classificou o brasileiro Marílson Gomes dos Santos, tricampeão da prova, como ‘um forte maratonista’. Se ainda não teve tempo de provar as comidas e bebidas típicas do País, o corredor da Etiópia mostrou conhecimento ao falar do futebol pentacampeão.

‘Os jogadores do Brasil são muito famosos na Etiópia. Todos conhecem atletas como Kaká, Ronaldo, Rivaldo e Roberto Carlos. Nós sempre acompanhamos esses jogadores quando eles jogam em times europeus e nas Copas do Mundo’, explicou o fundista, que diz jogar futebol como lazer.

Além de Tariku Bekele, outros membros da armada africana aproveitaram a manhã de sexta-feira para treinar no Parque do Ibirapuera, entre eles o queniano Martin Lel, tricampeão da Maratona de Londres e duas vezes ganhador da prova de Nova York. A largada masculina da São Silvestre está marcada para as 17h30 (de Brasília) deste sábado.