De olho em vantagem, paulistas buscam melhor posição para as quartas

Em um primeiro momento, a última rodada da fase do classificação do Campeonato Paulista pode parecer morna, mas haverá definições importantes tanto no futuro da disputa do título, como no Torneio do Interior e até na zona de rebaixamento. Por isso, todos os jogos estão previstos para o mesmo horário: 16 horas de domingo.

Definição dos confrontos: Os oito classificados para as quartas de final foram definidos com antecipação. Agora, resta conhecer as partidas do próximo final de semana. Há três divisões na briga pelas principais colocações.

O primeiro lugar está entre São Paulo e Corinthians, que carregam a mesma pontuação (43), contudo uma diferença considerável no saldo (seis gols a favor do Tricolor). Assim, o time do Morumbi deve garantir a ponta se vencer o Linense no interior. Enquanto isso, o Timão desafia a Ponte Preta, em Campinas.

‘Temos que trabalhar, porque no domingo temos a Ponte Preta. Vamos procurar fazer nossa parte, independentemente do que aconteça na partida do São Paulo’, afirma o corintiano Paulinho, minimizando a desvantagem na briga pelo primeiro lugar.

O São Paulo, por sua vez, mostra-se motivado em assegurar a primeira posição. ‘A liderança com certeza é fundamental. sendo líder agora pode jogar partida em casa. É jogar pra vencer, não importa outro resultado, para automaticamente estar na liderança, que vai nos ajudar muito nas finais’, Rhodolfo

Um pouco abaixo, quatro clubes carregam a pretensão pelo terceiro lugar da classificação. O Santos soma 36 pontos e enfrenta o rebaixado Catanduvense na Vila Belmiro, enquanto Guarani tem a mesma pontuação e joga contra o Botafogo, fora de casa. O Palmeiras, atual quinto colocado com 35, terá pela frente o já rebaixado Comercial e, por fim, o Mogi Mirim (34) pega o XV de Piracicaba. Apenas os quatro melhores da classificação terão vantagem de mando no confronto único das quartas de final.

‘Quem chega às quartas de final não tem para onde correr, quem classificar teremos que enfrentar. Ponte Preta e Bragantino não podemos enfrentar, mas quem vier teremos de encarar’, bradou o atacante Barcos, apagando da memória a recente queda de rendimento do Palmeiras na competição.

Para completar, o sétimo lugar estará em jogo entre Bragantino e Ponte Preta. O clube de Bragança Paulista soma 29 pontos e joga contra o Paulista de Jundiaí. Por sua vez, a Macaca tem 28 e pode até fazer uma prévia no domingo de um confronto das quartas de final diante do Corinthians.

Torneio do Interior: Mesmo sem chances de classificação, algumas equipes ainda carregam a motivação pela chance de disputar o Torneio do Interior. A torcida de Mirassol, Oeste, São Caetano, Ituano, Linense e Paulista é que Guarani, Mogi Mirim, Bragantino e Ponte Preta superem as quartas de final e deixem as vagas abertas da competição simbólica.

Briga pelo rebaixamento: Na parte de baixo da tabela, dois clubes já foram enforcados e amargam antecipadamente a queda para a Série A2 do Campeonato Paulista, o lanterna Comercial (11 pontos) e o Grêmio Catanduvense (13). O Guaratinguetá (14) precisa de uma combinação improvável: vencer o São Caetano, torcer por tropeços de Botafogo-SP e XV de Piracicaba, além de tirar 15 gols de diferença no saldo.

Ao Botafogo-SP, a missão é derrotar o Guarani em casa e secar o próprio XV de Piracicaba, ou até Portuguesa e Paulista, que enfrentam, respectivamente, Mirassol e Bragantino e sofrem com chances bem menores de chorar a queda no domingo.

Veja as partidas da última rodada do Campeonato Paulista:

DATA

JOGO

LOCAL

15/04/2012 16:00 (Dom)

Paulista

x

Bragantino

Jundiaí

15/04/2012 16:00 (Dom)

Ponte Preta

x

Corinthians

Campinas

15/04/2012 16:00 (Dom)

Mogi Mirim

x

XV de Piracicaba

Mogi

15/04/2012 16:00 (Dom)

Linense

x

São Paulo

Lins

15/04/2012 16:00 (Dom)

Guaratinguetá

x

São Caetano

Guaratinguetá

15/04/2012 16:00 (Dom)

Oeste

x

Ituano

Itápolis

15/04/2012 16:00 (Dom)

Botafogo

x

Guarani

R.Preto

15/04/2012 16:00 (Dom)

Palmeiras

x

Comercial

Pacaembu

15/04/2012 16:00 (Dom)

Santos

x

Catanduvense

Vila

15/04/2012 16:00 (Dom)

Mirassol

x

Portuguesa

Mirassol

‘* Colaboraram Tossiro Neto, William Correia e Tomas Rosolino.