Criticado, Valdivia tem aproveitamento bom e vira esperança contra crise

O chileno Valdivia recebe críticas no Palmeiras pela falta de sequência de jogos no clube. Apesar da ausência em mais da metade das partidas do time na temporada, o meio-campista apresenta um bom aproveitamento nos compromissos em que defendeu o Verdão.

Dos 56 jogos do clube em 2011, Valdivia participou de apenas 21, mas com um retrospecto positivo, já que perdeu somente duas vezes no tempo normal (contra Fluminense e Vasco, ambos no Campeonato Brasileiro). Nos outros duelos, o chileno venceu 13 e empatou seis.

Ou seja, o aproveitamento do jogador nesta temporada é de 71,4%. Os números do chileno são maiores que o geral do Palmeiras no ano, que teve uma média de 62,5% nos 56 jogos.

Por isso, mesmo ausente da equipe na maior parte do ano, Valdivia se transforma na principal esperança do Palmeiras contra a crise instaurada neste momento. O meia voltou aos treinos com o grupo na terça-feira e deve ser a novidade na escalação para o confronto com o América-MG, sábado, no Canindé.

Nos 21 jogos que disputou na temporada, Valdivia foi titular em 20 (entrou no decorrer contra o Grêmio-SP), mas marcou apenas três gols. Além disso, fez quatro assistências e teve participação em outros três tentos.

As lesões musculares e as convocações para a seleção chilena atrapalharam a sequência do atleta com a camisa alviverde. No início de 2011, Valdivia ainda era atormentado pela fibrose na coxa esquerda.

Já na reta final do Paulistão, sofreu uma nova lesão na mesma coxa. Por fim, no início deste mês, sofreu um estiramento na coxa esquerda. Tudo isso foi permeado por convocações para a seleção chilena, disputando a Copa América e amistosos.

O jogador, inclusive, já está na lista do Chile para os dois primeiros jogos das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2014, contra Argentina e Peru. Portanto, mesmo se tiver bom desempenho contra o América-MG, o camisa 10 não terá uma série de partidas pelo Verdão.

Confira abaixo os jogos de Valdivia em 2011:

Paulistão:

20 fev – Mogi Mirim 0 x 0 Palmeiras

27 fev – São Paulo 1 x 1 Palmeiras

9 mar – Noroeste 1 x 2 Palmeiras

12 mar – Palmeiras 2 x 0 São Bernardo

9 abr – Palmeiras 2 x 0 Grêmio-SP (entrou no segundo tempo)

24 abr – Palmeiras 2 x 1 Mirassol

01 mai – Palmeiras 1 x 1 Corinthians

Copa do Brasil:

23 fev – Comercial-PI 1 x 2 Palmeiras

2 mar – Palmeiras 5 x 1 Comercial-PI

16 mar – Uberaba 0 x 4 Palmeiras

13 abr – Santo André 1 x 2 Palmeiras

21 abr – Palmeiras 1 x 0 Santo André

Copa Sul-americana:

25 ago – Palmeiras 3 x 1 Vasco

Campeonato Brasileiro:

24 jul – Fluminense 1 x 0 Palmeiras

27 jul – Figueirense 0 x 1 Palmeiras

30 jul – Palmeiras 3 x 2 Atlético-MG

3 ago – Coritiba 1 x 1 Palmeiras

6 ago – Palmeiras 0 x 0 Grêmio

14 ago – Vasco 1 x 0 Palmeiras

18 ago – Palmeiras 1 x 1 Bahia

28 ago – Palmeiras 2 x 1 Corinthians