Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Conferência do COI pede maior participação da mulher em altos cargos

Redação Esportes, 20 fev (EFE).- O Comitê Olímpico Internacional (COI) encerrou sua 5ª Conferência Mundial sobre Mulheres e Esporte, realizada na cidade americana de Los Angeles, com um pedido para que aumente a presença feminina em cargos de responsabilidade.

Os mais de 800 delegados de 135 países participantes assinaram a ‘Declaração de Los Angeles’, documento com recomendações para promover a igualdade de gênero por meio do esporte e utilizá-lo como ferramenta para melhorar a qualidade de vida das mulheres.

Uma das recomendações do texto fala da necessidade de aumentar a participação das mulheres nos postos de direção tanto dos comitês olímpicos nacionais como das federações esportivas, já que a percentagem feminina ainda é minoritário ou inexistente.

A declaração faz uma chamada para que todos os comitês olímpicos nacionais levem homens e mulheres para os Jogos Olímpicos de Londres 2012.

Outro ponto incluído é a cooperação entre organizações e instituições, especialmente com a ONU, para promover a igualdade de gênero.

O texto, no entanto, comemora a participação feminina nas próximas Olimpíadas, onde a presença de atletas masculinos e feminino será praticamente a mesma. EFE