Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

COI reafirma confiança na segurança do Rio

Porta-voz da entidade diz que invasão de hotel não mudou a opinião dos dirigentes

A repercussão internacional da invasão de um hotel de luxo em São Conrado, no Rio de Janeiro, no sábado, parece não ter abalado a confiança do Comitê Olímpico Internacional (COI) na capacidade da cidade para abrigar os Jogos Olímpicos de 2016.

“No passado, o Rio e o Brasil mostraram que são capazes de abrigar eventos de grande porte de maneira segura”, afirmou a porta-voz do COI, Emmanuelle Moreau, em entrevista à rede britânica BBC. “Temos total confiança na capacidade das autoridades brasileiras de realizarem Jogos seguros daqui a seis anos”, acrescentou.

Moreau disse que a questão da segurança é uma prioridade do COI, mas ressaltou que cabe aos governos a responsabilidade por realizar uma Olimpíada tranquila. Segundo a porta-voz, os inspetores do COI que avaliaram a candidatura do Rio tiveram a garantia das autoridades brasileiras de que a cidade teria condições de oferecer a segurança necessária durante a competição.

A invasão do hotel InterContinental por um grupo de homens fortemente armados, após um tiroteio com a polícia, assustou a população. Cerca de 800 pessoas estavam hospedadas no hotel – metade delas estrangeiras. Trinta e cinco pessoas foram mantidas como reféns.