Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Clubes brasileiros estão entre os campeões de sócios-torcedores no mundo

Inter, Palmeiras e Grêmio aparecem entre as 12 equipes que melhor se aproveitam dos programas de fidelização de torcedores

Ao longo dos últimos anos, os clubes brasileiros entenderam a importância de investir em programas de fidelização de torcedores, uma das mais importantes fontes de renda dos gigantes europeus. As grandes equipes gaúchas largaram na frente neste quesito, enquanto paulistas, cariocas e mineiros tentam compensar o tempo perdido. O esforço das diretorias vem sendo recompensado e o Brasil já começa a ganhar lugar de destaque na lista dos campeões de sócios-torcedores do futebol mundial. O ranking, baseado nas informações fornecidas pelos próprios clubes, ainda é dominado pelos gigantes europeus, donos das cinco primeiras posições. O líder do ranking é o Benfica, de Portugal.

Leia também:

Sem investidores, futebol brasileiro terá que se reinventar

Real Madrid lidera entre os times que mais faturaram em 2014

Cruzeiro dá a receita: troféus em campo e milhões na conta

Para fidelizar os sócios-torcedores, o clube de Lisboa tem um programa amplo de relacionamento, que oferece mais do que descontos nos ingressos. As promoções abrangem desde postos de gasolina até serviços funerários. O melhor brasileiro é o Inter, sexto colocado com 129.000 sócios. O Palmeiras celebrou um impressionante crescimento no número de sócios-torcedores em 2014 e já é o 12º colocado, com pouco mais de 82.000 sócios. O Grêmio aparece logo atrás.

Especialistas afirmam que os programas de fidelização podem representar uma saída para a crise financeira dos clubes e criar uma fonte de renda tão importante como as cotas de televisão. Um estudo da Pluri Consultoria mostrou que o Inter arrecadou 39 milhões de reais com seu programa de sócios em 2013. Flamengo e Corinthians ficaram na casa dos 30 milhões de reais. Os números de 2014 ainda não foram divulgados. Abaixo, os campeões de sócio-torcedores.

(Com Estadão Conteúdo)