Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Carros da F1 chegam a SP. Dirigentes garantem grid cheio

Transporte do material das equipes deverá terminar na tarde desta terça. Todas as equipes trouxeram seus monopostos – e risco de um boicote foi minimizado

Agenda da F1 em SP

Sexta, dia 7

10h-11h30: Primeiro treino livre

14h-15h30: Segundo treino livre

Sábado, dia 8

11h-12h00: Terceiro treino livre

14 horas: Treino de classificação

Domingo, dia 9

14 horas: Largada da corrida

Os carros e equipamentos das equipes da Fórmula 1 já estão no país para o Grande Prêmio do Brasil, penúltima prova do Mundial deste ano, que acontece no fim de semana, em Interlagos, São Paulo. Na noite desta segunda-feira, no Aeroporto de Viracopos, em Campinas, os aviões fretados que transportam todo o material das escuderias desembarcaram sob chuva. A carga foi transportada por nada menos de seis aeronaves, direto de Austin, nos Estados Unidos, cidade que recebeu a última prova da categoria. De acordo com a administração do aeroporto, todo o processo de liberação do material e transporte para as carretas que deixarão os equipamentos em Interlagos levaria cerca de doze horas. A chegada a Interlagos aconteceria apenas nesta terça-feira – mas com tempo de sobra para os preparativos até a sexta, dia em que os pilotos sairão à pista para os primeiros treinos livres. A prova acontece às 14 horas (de Brasília) do domingo.

Leia também:

F1 vem a SP com duelo na Mercedes e ameaça de boicote

GP dos EUA: Hamilton vence a 5ª seguida; Massa é o 4º

À beira da falência, Marussia e Caterham desistem de GP

Também na segunda, a organização do GP descartou a possibilidade de um boicote por parte de equipes médias ou pequenas em São Paulo. Os dirigentes garantem que dezoito carros estarão alinhados no grid da prova na capital paulista. A ameaça de boicote de times médios – Lotus, Sauber e Force India – passou a ser cogitada depois que Caterham e Marussia, as equipes nanicas da F1, desistiram de disputar o GP dos Estados Unidos em decorrência de graves problemas financeiros. Isso fez com que o grid ficasse esvaziado, com apenas dezoito monopostos. Na noite de sábado, o chefão da Fórmula 1, Bernie Ecclestone, minimizou as ameaças de boicote pelas escuderias médias, que reclamam do abismo financeiro que as separam das grandes. O cartola, porém, teve de fazer uma reunião com os representantes das equipes para convencê-los a desistir de boicotar a prova. Ecclestone teria admitido aos três times que é preciso mudar a distribuição de receitas a partir da próxima temporada.

Próximas provas
Data Local Autódromo
09/11 Brasil Interlagos
23/11 Abu Dhabi Yas Marina
As equipes e pilotos
Equipe Pilotos
Red Bull Sebastian Vettel (Alemanha) Daniel Ricciardo (Austrália)
Ferrari Fernando Alonso (Espanha) Kimi Raikkonen (Finlândia)
McLaren Jenson Button (Grã-Bretanha) Kevin Magnussen (Dinamarca)
Lotus Pastor Maldonado (Venezuela) Romain Grosjean (França)
Mercedes Nico Rosberg (Alemanha) Lewis Hamilton (Grã-Bretanha)
Sauber Esteban Gutiérrez (México) Adrian Sutil (Alemanha)
Force India Nico Hulkenberg (Alemanha) Sérgio Pérez (México)
Williams Felipe Massa (Brasil) Valtteri Bottas (Finlândia)
Toro Rosso Daniil Kvyat (Rússia) Jean-Eric Vergne (França)
Caterham Andre Lotterer (Alemanha) Marcus Ericsson (Suécia)
Marussia Jules Bianchi (França) Max Chilton (Grâ-Bretanha)

(Com agência Gazeta Press e Estadão Conteúdo)