Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Câmara de SP dá troféus e procura estreitar laços com São Silvestre

Mais do que oferecer troféus aos melhores colocados em diferentes categorias da Corrida Internacional de São Silvestre, a Câmara Municipal de São Paulo quer estreitar ainda mais os laços com a prova que terá sua 87edição ininterrupta disputada neste sábado.

José Police Neto (PSD), reeleito recentemente como presidente da Câmara, visitou a sede da Fundação Cásper Líbero, organizadora da São Silvestre, na tarde desta quinta-feira, acompanhado pelo vereador Toninho Paiva (PR), idealizador dos troféus oferecidos pela casa aos destaques da Corrida.

Neto e Paiva foram recebidos por Júlio Deodoro, diretor geral da São Silvestre, e Erick Castelhero, editor executivo do portal Gazeta Esportiva.net. Em uma conversa informal, o grupo dividiu as expectativas sobre a Corrida deste sábado, que marca a mudança da chegada para o Obelisco do Ibirapuera, e festejou a ligação do evento com a Câmara.

‘A São Silvestre promove a ocupação definitiva das ruas da cidade pelo povo. No fim do ano, isso revela o amor pela cidade e o resgate da auto-estima. Os 55 vereadores, representando os 11 milhões de habitantes, estarão envolvidíssimos com a corrida. A prova é algo que o Brasil tem de bom e queremos revelar isso para todos’, disse Neto.Durante o encontro, Deodoro apresentou aos vereadores o troféu destinado ao campeão da São Silvestre. Ao ver na base da peça os símbolos da Prefeitura e do Governo do Estado, Police Neto se manifestou: ‘A Câmara Municipal fará um esforço perene para estar na vida do cidadão’.

Fã da prova desde a infância, Toninho Paiva se colocou à disposição para, eventualmente, interceder em ações ligadas ao assunto. ‘Podemos levar qualquer reivindicação ao prefeito. Essa tradição de 87 anos tem que ser mantida, reforçada e apoiada por todos os segmentos, do público ao privado’, disse.

Como acontece desde 2001, a Câmara Municipal oferecerá oito troféus aos participantes da São Silvestre. Serão premiados o brasileiro melhor classificado, a brasileira melhor classificada, o melhor estrangeiro, a melhor estrangeira, o melhor brasileiro portador de deficiência visual, a melhor brasileira portadora de deficiência visual, o melhor brasileiro portador de necessidades especiais em cadeira de rodas e a melhor brasileira portadora de necessidades especiais em cadeira de rodas.

A disputa pelos principais troféus começa às 17h10 (de Brasília), com a largada das elites femininas A e B. Às 17h30, partem a elite masculina e os demais corredores. Entre os homens, Marílson Gomes dos Santos tenta o tetracampeonato, enquanto as brasileiras lutam para encerrar um jejum de vitórias iniciado em 2007.