Brasil garante duas vagas olímpicas no tênis de mesa

Por AE

Rio – A delegação olímpica do Brasil ganhou mais dois integrantes neste domingo. Gustavo Tsuboi e Lígia Silva avançaram até a semifinal do primeiro dia do Pré-Olímpico da América Latina, que está sendo disputado no Rio, e se garantiram nos Jogos de Londres. A colombiana Paula Medina e o dominicano Lin Ju ficaram com as outras duas vagas que estavam em jogo neste domingo.

A competição, disputada no ginásio do Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes, o Cefan da Marinha, distribui seis vagas olímpicas no feminino e cinco no masculino. Entre os homens o número é menor porque o argentino Liu Song já tem a vaga por ter sido campeão dos Jogos Pan-Americanos do ano passado. O mesmo não acontece entre as mulheres porque a campeã em Guadalajara não vinha da América Latina: a canadense Zhang Mo.

Hugo Hoyama, que busca a classificação para a sua sexta Olimpíada, perdeu nas quartas de final para o cubano Jorge Campos e foi eliminado neste primeiro dia da competição. Ele, porém, segue vivo na disputa pela classificação para Londres, uma vez que mais duas vagas serão distribuídas na segunda-feira e mais uma na terça. No feminino, são duas vagas por dia. Cada país pode levar até três mesa-tenistas por gênero a Londres.

A primeira vaga olímpica do Brasil no Rio veio com Lígia Silva, que venceu nas semifinais a dominicana Qian Lian por 4 sets a 0. Para chegar à semifinal ela havia vencido antes Natália Castellano (Chile), Angela Mori (Peru) e Johana Araque (Colômbia). Caroline Kumahara não teve a mesma sorte e, na outra mesa, perdeu para Paula Medina, também por 4 a 0, adiando o sonho olímpico. A colombiana, uma fase antes, também havia vencido Jessica Yamada, por 4 a 1.

Logo depois foi a vez de Gustavo Tsuboi, que vingou Hoyama e venceu o cubano Jorge Campos por 4 sets a 1 e também se garantiu em Londres. Antes, nas fases preliminares precisou vencer Luis Diaz (Venezuela), Pablo Tabachnik (Argentina) e Alberto Mino (Equador). Já Cazuo Matsumoto, que jogava a sua semifinal ao mesmo tempo que Tsuboi, foi derrotado pelo chinês naturalizado dominicano Lin Ju por 4 sets a 2 e viu o rival ficar com a vaga.

A Olimpíada de Londres será a terceira da carreira de Lígia Silva, que se tornou, em 2000, a primeira mulher brasileira a disputar o tênis de mesa olímpico. Ela também esteve nos Jogos de Atenas, mas não conseguiu a vaga para Pequim, quando o Brasil foi representado apenas por Mariany Nonaka. Já Tsuboi estará em sua segunda Olimpíada. Em Pequim, ele venceu na estreia e foi eliminado da chave de simples na rodada seguinte.