Birmingham surpreende Arsenal e conquista Copa da Liga

Título garante modesto clube inglês na disputa da próxima Liga Europa

A modesta equipe do Birmingham – e o experiente nigeriano Obafemi Martins – protagonizaram um feito histórico neste domingo. O clube, que luta para não ser rebaixado para a segunda divisão no país, derrotou o até então favorito Arsenal por 2 a 1, em pleno estádio Wembley, e conquistou a Copa da Liga Inglesa. É o segundo título do Birmingham na competição – e, por ora, o sexto ano consecutivo do Arsenal sem levantar um troféu.

Oba Oba Martins, como é conhecido, sagrou-se herói do duelo ao marcar o gol do título aos 43 minutos do segundo tempo, quando aproveitou a falha defensiva do Arsenal. O sérvio Zigic havia aberto o placar para o time visitante, enquanto o holandês Van Persie descontou para os Gunners.

Com o resultado, o Birmingham garante o bicampeonato na competição e o segundo título, digamos, mais relevante na história do clube, que briga para não cair para a segunda divisão do Campeonato Inglês. Atualmente, o clube é o 16º colocado. De quebra, garante uma vaga para a disputa da próxima Liga Europa, considerada a segunda principal competição no Velho Continente. Já o Arsenal mantém as chances de quebrar o jejum de títulos nos últimos anos: é vice-líder do Inglês e disputa as oitavas-de-final da Liga das Campeões da Europa e da Copa da Inglaterra.