Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Bellucci cai 10 posições e está fora da lista olímpica da ATP

A eliminação precoce no torneio de Roland Garros e a ausência em disputas secundárias na última semana custaram dez posições no ranking oficial da ATP, ao tenista Thomaz Bellucci. Na 76colocação, o brasileiro está fora da primeira lista olímpica divulgada pela associação, e depende de desistências ou convite para conquistar o direito de disputar os Jogos de Londres-2012.

Divulgado nesta segunda-feira, o ranking da ATP dá o direito de disputar os Jogos Olímpicos aos 56 tenistas melhores colocados. Há, porém, uma determinação da Federação Internacional de Tênis que permite apenas quatro representantes olímpicos por país. O critério eliminou treze tenistas presentes entre os 56 melhores (seis franceses, cinco espanhóis, um americano e um argentino), estendendo a lista oficial ao 69colocado, sete posições abaixo de Bellucci.

O grande problema do brasileiro é que os seis tenistas à sua frente garantirão vaga nos Jogos em caso de desistência, já que seus países ainda não possuem quatro representantes em Londres. Desta forma, Bellucci só vai aos Jogos caso os seis tenistas abdiquem da vaga.

A última esperança do brasileiro é receber um dos oito convites da organização dos Jogos. A Confederação Brasileira deve, inclusive, formalizar um pedido à Federação Internacional, a fim de convencê-la a confirmar Bellucci como o convidado olímpico sul-americano.Apenas uma mudança no top 10

A parte de cima da tabela teve apenas uma mudança em relação à lista anterior. Lesionado, o americano Mardy Fish não disputou Roland Garros, perdeu 90 pontos e caiu duas posições no ranking, chegando à 12colocação. O ex-top 10 cedeu lugar ao conterrâneo John Isner, eliminado na segunda rodada do aberto francês em partida de 5h46 contra o francês Paul-Henri Mathieu. Outro a ultrapassar Fish foi o espanhol Nicolás Almagro, eliminado por Rafael Nadal nas quartas de final do Grand Slam.

Novak Djokovic segue na liderança, com 12.280 pontos, 480 a mais que a divulgação anterior. Defendendo o título francês, o espanhol Rafael Nadal segue com 10.060 pontos, na vice-liderança, seguido do suíço Roger Feder, com 9.310, 480 a menos que há duas semanas.