Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Beisebol: arremessador brasileiro estreará na MLB

Luiz Gohara, de 21 anos, será titular no Atlanta Braves nesta terça-feira e se tornará o quinto brasileiro a atuar na principal liga de beisebol dos EUA

O arremessador brasileiro Luiz Gohara se tornará, nesta terça-feira, o quinto brasileiro a atuar pela Major League Baseball (MLB), a principal liga de beisebol dos Estados Unidos, representando o time do Atlanta Braves. O paulista de 21 anos será titular na partida contra o Texas Rangers, nesta terça, no SunTrust Park, casa do Atlanta. É provável também que o brasileiro permaneça na liga até o final da temporada, em 1º de outubro, com chances ser escalado como titular em pelo menos outras quatro partidas.

Gohara chegou às categorias de base da MLB em 2012, após assinar com o Seattle Mariners por 800.000 dólares (2,49 milhões de reais), o maior contrato de um jovem brasileiro na história na época. A marca foi superada somente em julho deste ano, quando Eric Pardinho recebeu 1,4 milhão  de dólares (4,36 milhões de reais) do Toronto Blue Jays.

Após quatro anos em Seattle atuando apenas nas categorias de base, o arremessador trocou os Mariners pelos Braves no início de 2017. Gohara será o segundo brasileiro a estrear na MLB este ano. Em 14 de agosto, Thyago Vieira arremessou pelo Seattle Mariners na derrota por 11 a 3 para o Baltimore Orioles.

Seattle, por sinal, é a franquia que mais investiu em brasileiros nos últimos anos. Contando com Christian Rummel Pedrol, de 17 anos, contratado em julho deste ano, a equipe já assinou com nove atletas do país.

Antes de Thyago e Gohara, outros três brasileiros já haviam jogado pela MLB. O primeiro deles foi o receptor Yan Gomes, em 2012, pelo Toronto Blue Jays. No ano seguinte, foi a vez de André Rienzo, com o Chicago White Sox. E, em 2015, Paulo Orlando não apenas estreou na liga, como também se tornou o primeiro brasileiro a ser campeão da World Series, como é chamada a grande final da liga, defendendo o Kansas City Royals, onde joga atualmente.

Gomes transferiu-se para o Cleveland Indians em 2013, e é titular da equipe. Já Rienzo se recupera de uma cirurgia no cotovelo e só voltará a defender os times afiliados do San Diego Padres em 2018.

(Com Estadão Conteúdo)