Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Barça-Milan, um clássico repleto de duelos entre craques

O confronto entre Milan e Barcelona, que será disputado nesta quarta-feira pela quinta rodada da fase de grupos da Liga dos Campeões, vai muito além da rivalidade entre dois gigantes do futebol europeu.

Grandes jogadores devem travar duelos particulares explosivos, como o craque argentino do Barça Lionel Messi que será marcado pelo zagueiro brasileiro Thiago Silva.

– Ibrahimovic contra todos

O atacante sueco do Milan, que não jogou na primeira partida entre as duas equipes, enfrenta seu ex-clube, no qual não conseguiu brilhar na temporada de 2009-2010. Na sua polêmica autobiografia, que bateu recordes de venda no seu país, Ibra confessou que chegou a xingar o técnico Josep Guardiola durante uma partida contra o Villareal em maio de 2010.

Ele também criticou o argentino Lionel Messi por ter tomado seu lugar ao mudar de posição, avançando do meio de campo para a ponta do ataque, e chamou seus ex-companheiros de clube de “criancinhas muito comportadinhas”.

O meia Xavi, um dos principais destaques do time catalão, já se mostrou “surpreso e decepcionado” por estas declarações e disse que terá uma motivação extra para disputar a partida.

Já o volante Sergio Busquets preferiu amenizar as tensões ao afirmar que sua equipe vai enfrentar “todo o Milan e não apenas Ibra”.

O técnico do Milan até brincou ao declarar que seu atacante precisaria tomar tranquilizantes antes de entrar em campo.

“Quando ele tinha dor de barriga, eu dava Maalox (um antiácido) a ele, mas amanhã vou dar um Valium”, disse o treinador referindo-se a problemas gástricos que o tiraram dos gramados no início da temporada.

Em campo, o sueco também travará um duelo complicado contra o zagueiro Gerard Piqué, conhecido por sua marcação muito dura.

– Messi-Thiago Silva

O argentino Lionel Messi, eleito melhor jogador do mundo nos dois últimos anos pela Fifa e favorito para levar mais uma vez o troféu em 2011, será marcado por Thiago Silva, considerado o “melhor zagueiro do mundo” pela imprensa italiana.

Esta mesma imprensa também alega que o Barça está interessado em contratá-lo.

O ídolo do Fluminense, que a torcida tricolor chamava de ‘monstro’, se destaca pela potência física, pela calma e por sua capacidade de estar sempre bem colocado.

Na primeira partida que marcou a estreia das duas equipes na competição em setembro, o brasileiro fez um ótimo trabalho ao conter o craque argentino e ainda arrancou o empate para o Milan ao marcar um gol de cabeça nos acréscimos.

Já Messi, que não balançou as redes naquele jogo, se recuperou ao fazer cinco gols em três rodadas, liderando a artilharia junto com o alemão Mario Gomez, do Bayern.

Thiago Silva talvez tenha pedido dicas ao compatriota do Barça Daniel Alves, que está suspenso da partida desta quarta-feira.

– Xavi-Van Bommel

No meio de campo, o jogo marcará o reencontro entre Xavi e o volante holandês Mark Van Bommel, seu ex-companheiro de clube no Barça de 2005 a 2006.

Os dois já se enfrentaram em campo na decisão da Copa do Mundo de 2010 na África do Sul, no qual a Espanha derrotou a Holanda por 1 a 0.

Na ocasião, a imprensa espanhola chamou o holandês de “carrasco do futebol”.

Xavi, que se destaca pela sua técnica e sua capacidade para armar as jogadas, é considerado por muitos o símbolo do jogo bonito com trocas de passes envolventes do Barça, enquanto Van Bommel tem fama de praticar um jogo “sujo” com muitas faltas.

– Christian Abbiati-David Villa

O goleiro do Milan, em grande forma nesta temporada, terá muito trabalho contra o artilheiro absoluto da seleção espanhola (51 gols).

Villa já levou a melhor sobre Abbiati na primeira partida, ao marcar um lindo gol de falta.

Porém, o atacante não mostrou a mesma eficiência no Campeonato Espanhol, no qual fez apenas quatro gols desde o início da temporada, mas deixou sua marca no último sábado diante do Barcelona.