Barça atropela Getafe e fica a um ponto do Real no Espanhol

O Barcelona goleou em casa o Getafe (10º) por 4 a 0, nesta terça-feira pela 33ª rodada do Campeonato Espanhol, e reduziu para apenas um ponto a diferença para o Real Madrid, que disputa o clássico da capital contra o Atlético nesta quarta-feira.

Na Camp Nou, o craque argentino Lionel Messi brilhou mais uma vez ao fazer um gol e ao dar passes para outros dois.

‘La Pulga’ se isolou ainda mais na artilharia, ao somar 39 gols desde o início do campeonato, dois a mais que o português Cristiano Ronaldo, do Real Madrid.

O atacante chileno Alexis Sanchez também se destacou, ao balançar as redes duas vezes, a primeira delas aos 13 minutos de jogo, quando Messi ajeitou a bola com o peito e se afastou para o companheiro de equipe abrir o placar.

O argentino ampliou logo antes do intervalo, aos 44, após uma linda tabela com o meia Iniesta, que lhe devolveu a bola de calcanhar.

Sanchez fez o segundo dele na partida de cabeça aos 28 da etapa final, ao receber um cruzamento do jovem meia Cuenca, e Pedro selou o resultado dois minutos depois com outra linda cabeçada, numa cobrança de falta de Messi.

O jogo foi marcado por uma homenagem ao lateral Eric Abidal, que nesta terça-feira foi submetido a um transplante de fígado.

Os torcedores do Camp Nou ficaram de pé para uma grande ovação aos 22 minutos de jogo, em referência ao número (22) da camisa do jogador.

Com a vitória, o Barça deu o troco após a derrota que sofreu durante a última partida entre as duas equipes, que o Getafe venceu em casa por 1 a 0 no 26 de novembro, acabando com uma invencibilidade de mais de seis meses dos catalãos.

“Temos que pensar apenas nas nossas partidas e continuar vencendo. Teremos uma partida difícil neste fim de semana contra o Levante e logo depois disputaremos as semifinais da Liga dos Campeões (contra o Chelsea). Precisamos ficar focados”, declarou o técnico Josep Guardiola após a partida.

A sete rodadas do fim do campeonato e com o clássico Real-Barça marcado para o dia 22 de abril, o Barcelona volta a ter chances reais de conquistar pela quarta vez consecutiva o título da Liga Espanhola, que o próprio técnico Josep Guardiola dava como perdido há poucas semanas.

Em março, o time da capital chegou a liderar com dez pontos de vantagem sobre o Barcelona, mas desde então empatou com Málaga (1-1), Villarreal (1-1) e ficou no 0 a 0 com o Valencia na última rodada.

Em outra partida disputada nesta terça-feira, o Osasuna (6º) reagiu após a humilhação da goleada de 6 a 0 que sofreu contra o Rayo Vallecano no último sábado, ao derrotar em casa por 2 a 0 o Espanyol (9º), com dois gols marcados por Raúl García.

Já a Real Sociedad (14º) não passou do empate em 1 a 1 com o Betis (13º).

— Resultados da 33ª rodada do Campeonato Espanhol:

– Terça-feira:

Real Sociedad – Betis 1 – 1

Osasuna – Espanyol 2 – 0

Barcelona – Getafe 4 – 0

– Quarta-feira:

Granada – Athletic

Sporting – Levante

Valencia – Rayo

Atlético de Madri – Real Madrid

– Quinta-feira:

Villarreal – Málaga

Racing – Mallorca

Sevilla – Zaragoza

Classificação: