Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Atletas olímpicos chineses estão proibidos de comer carne

Pequim, 4 mar (EFE).- A Administração Geral de Esportes da China proibiu os atletas do país que competirão nos Jogos Olímpicos de Londres 2012 de comer carne, por medo de que o uso estendido de clembuterol no setor criador de gado nacional lhes origine problemas nos exames antidoping.

Segundo uma circular urgente enviada aos atletas chineses que preparam sua participação nos próximos Jogos, os atletas estão impedidos de comer carne em restaurantes ou em sua casa, com a única exceção daquela fornecida pela equipe, testada especialmente para detectar esta substância dopante.

O clembuterol é usado com frequência pelo setor criador de gado chinês, entre outros, para engordar artificialmente o gado suíno, bovino e ovino.

Ao ser também considerado uma substância dopante para humanos em algumas disciplinas esportivas, por seu efeito anabolizante, é possível que muitos atletas chineses o consumam sem sabê-lo e posteriormente sejam acusados de ter se dopado, raciocinam as autoridades chinesas.

Isto já aconteceu com uma campeã olímpica chinesa, Tong Wen, que após ganhar um ouro em Pequim em 2008 foi inabilitada durante dois anos por dar positivo por clembuterol em 2010, uma sentença que recorreu alegando que tinha tratado de um consumo não premeditado. EFE

abc/ma