Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Americanos reclamam de falta de criatividade da Nike em uniforme

Nova camisa vermelha da seleção americana é praticamente idêntica às de Portugal, Inglaterra e Paris Saint-Germain

As reclamações não são novidade. Há anos, empresas de material esportivo são criticadas por padronizar os desenhos de uniformes de seus clubes e seleções, produzindo camisas “clonadas”.  É comum que clubes de menor expressão fiquem com versões genéricas das camisas de gigantes europeus, por exemplo, e até mesmo entre as potências, é possível ver layouts idênticos, apenas com mudanças nas cores. Nesta semana, porém, a Nike causou constrangimento maior, em seu próprio país de origem, ao lançar o terceiro uniforme da seleção dos Estados Unidos.

Veja também

A nova camisa da equipe americana é vermelha, com mangas em vinho e pequenos detalhes em preto. O layout segue o padrão das principais seleções da Nike, como Brasil e França, algo que ocorre há tantos anos que já nem chega mais a chocar. O problema é que o item tem até as cores idênticas ou muito semelhantes à da camisa titular de Portugal, e das reservas da Inglaterra e do Paris Saint-Germain.

Torcedores americanos, claro, notaram a semelhança e protestaram com postagens irônicas nas redes sociais da seleção americana. Nos principais memes, estrelas como o português Cristiano Ronaldo e o inglês Harry Kane aparecem vestindo a camisa dos Estados Unidos. Em breve, a marca lançará um terceiro uniforme para as seleções de Brasil, França e Inglaterra – a da seleção brasileira será verde. Abaixo, algumas críticas ao novo uniforme americano: