Americana vence e conquista Liga de Basquete Feminino

Por AE

Americana – Americana é a nova campeã da Liga de Basquete Feminino. A equipe do técnico Luiz Zanon venceu Ourinhos por 69 a 61, neste sábado, diante de mais de dois mil torcedores no ginásio Milton Fenley Azenha, fechou a série melhor de três partidas em 2 a 0 e garantiu seu primeiro título nacional desde 2003.

Mesmo com os desfalques da ala Fernanda Beling e da pivô norte-americana Sandora Irvin, lesionadas, a equipe da casa conseguiu a vitória, que a levou ao título. Depois de dois quartos bastante equilibrados, Americana tomou a frente no terceiro quarto e, no período final, abriu uma vantagem confortável que garantiu o triunfo.

Foi o primeiro título da equipe desde 2003, quando venceu justamente Ourinhos na final. Antes, a cidade de Americana havia conquistado um outro título, em 1997. Já Ourinhos sofre sua segunda derrota seguida em decisões – havia perdido no ano passado para Santos André -, após a sequência de cinco títulos entre 2004 e 2008.

Um dos principais personagens desse título foi o técnico Luiz Zanon. Depois de um trabalho de sucesso no basquete masculino, à frente do time de Limeira, ele aceitou o desafio de ir para o basquete feminino. Com este título, ele é o primeiro treinador a conquistar pelo menos um Paulista e um Nacional por equipes masculina e feminina.