Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Americana vence britânica sensação do judô e leva ouro na categoria de Mayra

Londres, 2 ago (EFE).- Em um dos momentos mais destacados desta quinta-feira nos Jogos Olímpicos, a judoca americana Kayla Harrison, apesar da torcida contra, venceu a britânica Gemma Gibbons, na disputa pelo ouro na categoria meio-pesado (até 78kg).

Durante o dia, o Centro Excel foi palco de momentos de grande euforia pela atuação de Gibbons, principlamente quando a atleta da casa derrotou a francesa Audrey Tcheumeo, nas semifinais, assegurando a conquista de uma medalha.

Gibbons acabou se tornando atração e teve como espectador, inclusive o primeiro-ministro britânico David Cameron, que acompanhava as lutas com o presidente russo Vladimir Putin. Por dois yukos, contudo, Harrison, número 2 do mundo na categoria, venceu a luta e ficou com o ouro.

A medalha de prata foi a primeira da carreira da atleta de 25 anos. O resultado é expressivo, principalmente porque Gibbons subiu para a categoria meio-pesado há poucos meses, já visando a disputa dos Jogos Olímpicos, pois a vaga britânica na sua categoria – peso-medio, até 70kg – era de Sally Conway.

Ao término da decisão, Gibbons foi ovacionada pelo público e felicitada pessoalmente por David Cameron. A festa se repetiu na cerimônia de entrega das medalhas, quando a britânica foi a mais aplaudida, no pódio que também tinha a brasileira Mayra Aguiar, que levou o bronze. EFE