Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

América-MG vence o São Paulo e deixa a lanterna

Mineiros surpreendem e interrompem série de vitórias dos paulistas

Jogando no estádio Independência, em Belo Horizonte, o América-MG venceu por 1 a 0 o São Paulo e deixou a lanterna do Brasileirão. Os paulistas tentavam afastar qualquer risco matemático de rebaixamento e encerrar o jejum de pouco mais de um ano e quatro meses sem conseguir três vitórias seguidas – não conseguiram nem uma coisa nem outra.

Chances não faltaram ao São Paulo. Apesar de entrar em campo como visitante, o clube se sentiu em casa desde os primeiros momentos, já que ditava o ritmo do jogo e contava com o apoio da maioria nas arquibancadas. Os comandados de Ricardo Gomes só não contavam com tanta inspiração de João Ricardo. Na primeira etapa, o goleiro americano mostrou mais uma vez que faz um campeonato à parte da péssima campanha de seu time. Primeiro, parou Chavez e David Neres no mesmo lance de forma incrível. Pouco depois, evitou com que o argentino encerrasse o jejum de dez partidas sem gols. Por fim, contou com a sorte ao ver Neres desperdiçar chance clamorosa de cabeça. O castigo veio no primeiro chute a gol dos mandantes: em contra-ataque do América-MG, Maicon e Denis cometeram falhas grotescas, e Michael não desperdiçou.

Na segunda etapa, a pressão tricolor só aumentou. Os mandantes, que até chegavam com certo perigo em bolas paradas e saídas rápidas na etapa anterior, decidiram definitivamente apenas se defender, o que complicou a missão do São Paulo, que sem muita criatividade, parou no paredão montado por Enderson Moreira à frente da área.

Apesar de já rebaixado, a equipe mineira chega à sua segunda vitória seguida e deixa a lanterna com o Santa Cruz, justamente o próximo adversário, domingo, às 17 horas, no Arruda, em Pernambuco. (27 e 24 pontos) pontos. Enquanto isso, o São Paulo, 12º colocado com 42 pontos, terá a semana inteira livre para concertar os erros antes de receber o arquirrival Corinthians no estádio do Morumbi, sábado, às 19h30.

(Com Gazeta Press)