Abidal é submetido a transplante de fígado

Por AE

Barcelona – O jogador francês Eric Abidal, do Barcelona, foi submetido nesta terça-feira a um transplante de fígado, cerca de um ano após ter retirado um tumor do local. O lateral recebeu o novo órgão de seu primo, Gerard, e a operação aconteceu enquanto o time catalão vencia o Getafe por 4 a 0, no Camp Nou, pelo Campeonato Espanhol.

Ao longo do confronto, diversas homenagens ao jogador foram feitas pela torcida e, após o jogo, o técnico Pep Guardiola dedicou a vitória a ele e a Gerard. “Estamos contentes de poder dedicar ao Abidal e a seu primo Gerard. É um dia especial porque sabíamos que hoje (terça) ele passaria pelo transplante”, declarou o treinador.

O diretor esportivo do clube catalão, Andoni Zubizarreta, admitiu que ainda não tinha informações sobre o estado de saúde de Abidal após a operação, mas garantiu que o francês “está em boas mãos”. “Ainda não temos notícias, estamos esperando os médicos nos dizerem algo”, comentou, em entrevista à TV Canal Plus.

O jogador de 32 anos passou por uma cirurgia para a retirada do tumor em março de 2011 e, após uma recuperação surpreendente, voltou a atuar no final daquela temporada. Ele seguiu jogando normalmente até fevereiro deste ano, quando soube que precisaria passar por um transplante, que pode tirá-lo do futebol profissional.

Ao longo da carreira, Abidal fez parte de diversas equipes campeãs. Revelado pelo Mônaco, ele passou pelo Lille e, após duas temporadas, foi para o Lyon, onde conquistou cinco Campeonatos Franceses em sequência. No Barcelona, é integrante de um dos mais vitoriosos times da história do futebol, que ganhou dois títulos de Liga dos Campeões da Europa, três do Espanhol, entre outras conquistas.