Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

A um ano dos Jogos, Brasil tem 50 atletas garantidos em Londres-2012

Faltando exatamente um ano para a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Londres-2012, a delegação brasileira já tem 50 atletas classificados para a competição, em seis modalidades. Superintendente executivo de esportes do COB (Comitê Olímpico Brasileiro), Marcus Vinícius Freire acredita que o número total da equipe dependerá da classificação dos esportes coletivos.

‘Além da natação e do atletismo, modalidades que levam muitos atletas individuais, o diferencial numérico de uma delegação fica por conta dos esportes coletivos. Hoje, já temos o futebol classificado, no masculino e no feminino. Ainda lutaremos por vaga, por exemplo, no basquete, vôlei e handebol’, disse Freire, que espera que mais atletas garantam sua classificação para Londres-2012.

A participação brasileira vem aumentando gradativamente nos Jogos Olímpicos, Em Sydney-200, por exemplo, o Time Brasil levou 205 atletas, sendo 111 homens e 94 mulheres, em 27 modalidades. Na edição seguinte, em Pequim-2008, 277 competidores representaram o Brasil, 144 homens e 133 mulheres. Freire espera que essa tendência seja repetida também para Londrees-2012.

‘A cada edição dos Jogos Olímpicos, o Brasil vem ampliando sua participação no número de atletas e também no número de modalidades. Vamos torcer para que essa tendência se repita em Londres’, afirmou o superintendente. Cerca de 100 vagas as Olimpíadas de Londres estarão em disputa nos Jogos Pan-americanos de Guadalajara, em marcados para outubro deste ano.

Em termos de resultados, a expectativa do COB é conquistar um número próximo das 15 medalhas obtidas em Pequim. ‘Em Londres, teremos uma delegação com atletas experientes e outros jovens, já com vistas ao Rio-2016. Assim, Londres será uma espécie de transição ao trabalho pós-Pequim e ao que está sendo feito de forma estratégica para o Rio 2016’, explicou o superintendente.

Presidente do COB, Carlos Arthur Nuzman destacou o cuidado que a entidade está tendo na preparação dos atletas. ‘Em um trabalho conjunto com as Confederações Brasileiras Olímpicas, o COB vem proporcionado todas as condições para que os atletas e equipes se preparem adequadamente para a disputa dos torneios classificatórios para Londres 2012’, disse.

‘Nossa confiança é muito grande, prova disso é que pela primeira vez teremos uma base de treinamento exclusiva para a delegação brasileira na cidade-sede dos Jogos Olímpicos. Com o Crystal Palace, nossos atletas poderão treinar e fazer o polimento final com total tranquilidade e em equipamentos esportivos de altíssimo nível’, revelou Nuzman, que destacou a preocupação visando os Jogos Olímpicos do Rio-2016.

‘Levaremos para Londres jovens atletas que poderão estar no Rio-2016, de forma que estes vivenciem o clima dos Jogos Olímpicos e se inspirem ainda mais para competir em casa quatro anos depois’, concluiu o presidente do COB.

Confira as modalidades em que o Time Brasil já garantiu vaga em Londres 2012:

Ciclismo – um atleta

Estrada (masculino) – vaga conquistada no Campeonato Pan-Americano de ciclismo na Colômbia, em maio de 2011

Futebol – 36 atletas

Time feminino – equipe classificada no Campeonato Sul-Americano, no Equador, em novembro de 2010

Time masculino – equipe classificada no Campeonato Sul-americano Sub-20, no Peru, em fevereiro de 2011

Hipismo – cinco atletas

Equipe (saltos) – equipe classificada nos Jogos Equestres Mundiais, no Kentucky (EUA), em outubro de 2010

Natação – cinco atletas

Poliana Okimoto (Maratona Aquática 10km) – atleta classificada no Campeonato Mundial de Desportos Aquáticos, em Xangai, em julho de 2011.

Revezamento 4x100m masculino – equipe classificada no Mundial de Xangai

Tiro Esportivo – dois atletas

Ana Luiza Ferrão Mello (Pistola 25m) – atleta classificada no Campeonato das Américas de Tiro Esportivo, no Rio de Janeiro, em novembro de 2010.

Felipe Fuzaro (fossa olímpica Double) – atleta classificado no Campeonato das Américas de Tiro Esportivo, no Rio de Janeiro, em novembro de 2010.