VEJA, Junho de 1944
Indecisão de Hitler desencadeia patética resistência alemã aos desembarques aliados na Normandia - Marechais Von Rundstedt e Rommel batem cabeça para planejar defesa - 'Wehrmacht' enganada por falsa ação em Passo de Calais
À beira da praia: o marechal Rommel inspeciona barreiras do chamado 'Muro do Atlântico'

Operação Overlord estava longe de ser pública e notória, mas a inteligência alemã, ainda que baleada, já sabia que o Comando Militar Aliado pretendia invadir a Europa pelo Norte da França. A incerteza de Adolf Hitler e seus oficiais residia no local do ataque. A Wehrmacht estava fortemente inclinada a acreditar que o desembarque aconteceria no Passo de Calais, na parte mais estreita da travessia do Canal da Mancha - ; palpite fomentado pelos planos de dissimulação dos Aliados, que fizeram até mesmo os tedescos deslocarem seu 15o Exército para essa região.

Obviamente, não se tratava de uma certeza. Para cobrir os outros possíveis cenários, o Comandante-em-Chefe do Oeste, marechal Gerd Von Rundstedt, possuía uma força de reserva situada em uma posição central no litoral setentrional francês, com mobilidade para chegar rapidamente ao local dos desembarques e expelir o invasor de volta para as águas.

O marechal Erwin Rommel, no Comando do Exército B, não comungava na mesma cartilha do colega: o oficial acreditava que, uma vez que os Aliados pusessem os pés na praia, seria impossível afastá-los de imediato, devido a sua incontestável superioridade aérea. Para Rommel, era necessário derrotar o inimigo à beira da praia: por isso, desde novembro de 1943, determinara a construção do "Muro do Atlântico", uma série de fortificações que incluíam peças de artilharia, abrigos subterrâneos e outros obstáculos e armadilhas para evitar a penetração aliada.
...
Frágeis fortificações - As duas propostas foram apresentadas a Hitler, mas o outrora resoluto Führer não conseguiu se decidir por uma delas. Como resultado, tentou implementar ambas - sem que nenhum dos dois marechais se desse por satisfeito. Para Von Rundstedt, as reservas que lhe foram cedidas eram muito pequenas; já as fortificações praianas de Rommel ficaram inacabadas e, de acordo com ele, frágeis demais.

Às 9h da manhã de 6 de junho, Adolf Hitler foi acordado por seus alarmados generais. Quase oito horas depois, o líder alemão emitiu a seguinte mensagem a Von Rundstedt: "A cabeça-de-ponte inimiga deve ser eliminada até o final desta noite." Quando a areia da ampulheta de Hitler se esvaiu, não havia uma, mas cinco cabeças-de-ponte na Normandia.