Carta ao leitor: Um guia para a escolha certa

Mercado: Em três anos, os preços desabaram

Convergência: De cabeça para baixo

TVs: Em cartaz, a alta definição

Projetores, home theaters e DVD: Aprendizes de cinema

Celulares: O faz-tudo digital

Áudio portátil: Quem vai para o trono?

Media player: O home theater de bolso

Computadores: Enfim, acessíveis

HDs & pen drives: Cada vez menores e melhores

Webcam: Estilo
Big Brother


Wireless: Elas devoram os fios

Impressoras: Velozes e precisas

Monitores: Peça um monitor e leve uma TV

Câmeras & filmadoras: Amadoras eram as avós

GPS: A orientação que vem do céu

Games: Como ter uma vida dupla na web

Fitness: Em busca da corrida perfeita

Automóvel: O carro mais moderno do mundo

Eletrodomésticos: Uma sopa de bits
   
 GAMES
Como ter uma vida dupla na web

O Second Life, o jogo mais badalado da internet,
permite que as pessoas reinventem a si mesmas,
num mundo virtual que já conta com
1,4 milhão de "habitantes"


Eduardo Graça, de Nova York

 

Fotos divulgação
Riqueza de detalhes gráficos marca personagens do mundo paralelo do Second Life

Não são incomuns as histórias de espertalhões que, no século passado, tentavam ludibriar incautos vendendo terrenos na Lua. Pois um tipo de negócio aparentemente tão insólito está em pleno curso. O comércio de territórios dentro de um jogo virtual da internet é uma atividade próspera nos dias de hoje. Isso ocorre no mundo do Second Life, criado em 2003 pela companhia americana Linden Lab e já utilizado – ou habitado – por uma população de mais de 1,4 milhão de participantes. O SL é um site em que usuários criam personagens como uma espécie de representação virtual deles próprios. Em geral, os habitantes desse universo assemelham-se a seres humanos. Mas é possível  se apresentar como um ser mitológico ou bestial.

A primeira tarefa no jogo é criar o avatar. Com um clique no botão do lado esquerdo do mouse, definem-se a boca, o nariz, o corpo, as roupas, a cabeça, os gestos e os tiques nervosos do personagem. Se alguém quer comprar roupas descoladas, entra em uma loja de produtos exclusivos. Os gastos no Second Life não têm nada de virtual. São pagos com dinheiro, via cartão de crédito. Por pouco mais de 9 dólares por mês, adquire-se uma casa com vista para a praia. Com o personagem montado e equipado, o jogador pode passear ou, se preferir, voar pelo Second Life.

Para quem se envolve profundamente com o jogo, a brincadeira quase vira uma extensão da vida real. A agência de notícias Reuters adquiriu um terreno virtual da Linden Lab e abriu um escritório no SL, comandado pelo repórter Adam Pasick. Em novembro, o jornal alemão Bild anunciou que vai inaugurar a primeira sucursal de um tablóide no site. Gigantes como a IBM e a Sun Microsystems também estão presentes no site, que é um misto de Big Brother, eBay e SimCity.

A interatividade é a chave do sucesso do Second Life, mas o jogo on-line ainda está longe de desbancar seus concorrentes menos exóticos. Chegam quase simultaneamente às prateleiras no fim deste ano os representantes da nova geração de consoles para games. O trio é formado pelo PlayStation 3 (PS3), da Sony, cujo lançamento foi adiado nos últimos três anos, pelo Xbox 360, da Microsoft, e pelo Nintendo Wii. São máquinas tão potentes que podem ser chamadas de pequenos supercomputadores. A consultoria DFC Intelligence estima que esses produtos e os jogos que oferecerão nos próximos anos serão responsáveis por um salto considerável no mercado mundial de games, que pode crescer dos 29 bilhões de dólares de 2005 para 44 bilhões de dólares em 2011.

 

Consoles

Fotos divulgação

Nintendo Wii
Tem joystick sensível a movimentos e navegador que dá acesso à internet. Mantém conexão com a web mesmo quando desligado.
250 dólares

PlayStation 3
Com altíssima resolução e conexão sem fio,
seis portas USB e leitor de Blu-ray.

Versão mais simples: 500 dólares

Playstation portátil
Reproduz músicas em MP3 e vídeos no formato MP4. Tem conexão sem fio para partidas com outros jogadores.
A partir de 800 reais

Nintendo DS Lite
O portátil também usa tecnologia sem fio
e tem um microfone embutido.

A partir de 800 reais

Xbox 360
No Brasil, foi lançado pacote com console, joystick sem fio, controle remoto e três jogos (Perfect Dark Zero, Kameo e Project Gotham Racing 3).
3000 reais

 

O que vem por aí

O videogame mais esperado da história chama-se Spore e está sendo criado por Will Wright, o autor do clássico SimCity. Nesse jogo, o participante cria um universo. Construí-lo será uma tarefa longa. Inicialmente, é preciso controlar parâmetros para fazer do espaço virtual um local amigável para o surgimento da vida. Nesse estágio, o jogador não passa de uma célula nadando em um oceano recheado de nutrientes e predadores. Depois, é preciso evoluir. São inúmeras as variáveis que devem ser controladas para sobreviver. Imagens do jogo podem ser vistas no site www.spore.com.

 

Com reportagem de Alexandre Barbosa

VEJA on-line: Edição Especial TECNOLOGIA