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Edição Especial . 9 de outubro de 2002
 
CARTA AO LEITOR
APRESENTAÇÃO
CRITÉRIOS
RANKING
SANTA MARIA
RECANTO
PROFESSORES
INSTALAÇÕES
ESPORTE
BILÍNGÜES
SEGURANÇA
TRANSPORTE
TRABALHO SOCIAL
MÉTODOS PEDAGÓGICOS
FICHÁRIO
   

RANKING

Acima da média

Os melhores colégios do Recife
têm algo em comum: a qualidade
do corpo docente


E. Queiroga/Lumiar
Turma do Madre de Deus visita a torre Malakoff: passeios ampliam o horizonte cultural

A pesquisa VEJA-Ipsos Marplan comprova uma tese bastante simples: o que faz a diferença entre uma escola boa e uma mediana são os professores. Apesar da introdução de novas tecnologias e das instalações cada vez mais sofisticadas que deixam alguns colégios com ares de clube, o sucesso ou o fracasso de um projeto pedagógico depende fundamentalmente da interação entre professor e aluno dentro da sala de aula. "Uma equipe coesa, que compartilhe o mesmo projeto pedagógico, é determinante para a qualidade de ensino", afirma Maria Helena Guimarães, secretária executiva do MEC. "É fundamental também investir na formação permanente dos docentes."


E. Queiroga/Lumiar
Festa do folclore no Helena Lubienska: estudo da cultura popular


E. Queiroga/Lumiar
Colégio Apoio: arte como instrumento de aprendizagem


Entre as melhores escolas do Recife existem instituições com os mais variados perfis. Religiosas, laicas, grandes, pequenas, conservadoras, liberais. Algumas se preocupam em engajar as crianças e os adolescentes em trabalhos sociais. Outras oferecem um grande número de atividades esportivas. Tão diferentes entre si, essas instituições têm em comum professores bem remunerados e estáveis, que se reúnem freqüentemente para avaliar e planejar as aulas – e recebem para isso. Nelas, há mais profissionais que trabalham em regime de exclusividade e maior ocorrência de mestres e doutores. Mas tudo isso ainda não é o suficiente. É preciso que o corpo docente tenha uma estrutura adequada dando sustentação do lado de fora da sala de aula. Um bom número de coordenadores, cursos para que se possa utilizar a informática como instrumento efetivo de aprendizagem, palestras com especialistas para aprimorar os métodos pedagógicos. Todos esses itens, em menor ou maior grau, foram encontrados pela pesquisa VEJA-Ipsos Marplan nesses colégios.



E. Queiroga/Lumiar
Colégio Marista São Luís: qualidade de ensino e preocupação social

Ao fim do levantamento, os campeões foram o Colégio Santa Maria (ensino fundamental) e a Escola Recanto (ensino médio). É importante ressaltar que existem várias escolas tão boas ou quase tão boas quanto as primeiras colocadas. A diferença no desempenho das melhores não foi grande. As vinte primeiras alcançaram mais de 70 pontos de 100 possíveis. Todas atingiram um patamar de excelência que as coloca em posição de superioridade entre os 135 estabelecimentos de ensino que responderam ao questionário. Isso significa que não se deve dar tanta importância à colocação específica de cada colégio. Mais produtivo é observá-los como um grupo de qualidade superior. Qual será então a melhor escolha? Diante de tantas possibilidades, ela dependerá menos da classificação final do que de determinadas opções dos pais, que podem preferir uma orientação mais ou menos liberal, religiosa ou não, e levar em conta, sobretudo, a localização – importantíssima na hora de decidir onde matricular o filho (veja reportagem). As escolas mais bem colocadas nos rankings da pesquisa VEJA-Ipsos Marplan, além de possuírem ótimos professores e oferecerem condições para que eles desenvolvam seu trabalho, mantêm uma grade curricular equilibrada, com bom número de atividades artísticas e esportivas, utilizando vários instrumentos para a avaliação de estudantes e professores e respeitando um limite adequado de alunos por sala, o que permite o acompanhamento personalizado de cada criança ou adolescente. Dispõem de laboratórios, quadras e ginásios esportivos, computadores, bibliotecas e demais equipamentos para que o corpo docente possa atingir o máximo de eficiência. Para completar, mantêm ainda bons canais de comunicação com os pais.


Não é suficiente, porém, que seu filho esteja matriculado em um ótimo colégio e se sinta feliz lá dentro. Estudar – seja em uma escola de primeira linha, seja em outra mais modesta – exige esforço, disciplina e motivação. Adotado por nove em cada dez colégios, o construtivismo prega que o conhecimento precisa ser construído pelo aluno. Segundo essa teoria, o professor deve auxiliar nesse processo, fazendo com que a criança tenha capacidade e espírito crítico para filtrar um número cada vez maior de informações a que está exposta. Ou seja, o papel da escola é preparar para a vida, e não apenas transmitir conhecimento. Lembre-se de que, muitas vezes, os benefícios propiciados pela instituição só serão percebidos muitos anos depois de o aluno deixar as carteiras escolares.

Em outras palavras, o colégio não deve fazer média com o aluno, e o fato de um professor ser querido pela turma não significa necessariamente que ele seja bom, embora essa empatia seja um fator importante para criar um clima emocional positivo entre o mestre e o aprendiz.

Além de originarem o ranking das melhores, as 72 perguntas do questionário permitiram que se produzisse uma radiografia inédita da rede particular do Recife. Mais do que amostragem, é quase um recenseamento. Afinal, nos 135 colégios que participaram do levantamento estudam 91.580 crianças e jovens, mais de 90% do total de 101.681 que cursam os ensinos fundamental e médio nas escolas particulares da cidade. É o que o leitor pode ver nos destaques da pesquisa, apresentados em forma de gráficos e tabelas no decorrer das reportagens desta edição.

 



 

 



 
TOME NOTA

As escolas dos dois rankings não são necessariamente as mais indicadas para seu filho. Não existe o colégio ideal para todos os tipos de aluno. Uma família que valoriza a solidariedade pode não concordar com o estímulo à competição em determinada escola, por exemplo. Por isso, escolha uma instituição que pregue valores parecidos com aqueles que você deseja estimular em seus filhos. E não esqueça: é primordial que eles gostem do colégio.

 

     
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