Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

‘Xingu’ abre Amazonas Film Festival em Manaus

Manaus, 3 nov (EFE).- O filme ‘Xingu’, dirigido por Cao Hamburger, abre na noite desta quinta-feira a oitava edição do Amazonas Film Festival, evento no qual serão exibidas 33 produções de dez países.

O festival começa no imponente Teatro Amazonas da cidade de Manaus com a estreia mundial do último trabalho de Hamburger, que conquistou a crítica internacional por sua visão do exílio através do olhar de uma criança em ‘O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias’.

O filme, que chegará às salas comerciais em abril de 2012, narra a expedição dos irmãos Villas Bôas, idealizadores da reserva do Parque do Xingu, primeira terra indígena homologada pelo Governo Gederal, em 1961.

A fita foi produzida por Fernando Meirelles, diretor de ‘Cidade de Deus’ e presidente de honra do júri do festival, que será homenageado na cerimônia de abertura.

A mostra competitiva do festival, integrada por 25 curtas e oito longas-metragens de dez países, aposta suas fichas no iraniano ‘A Separação’, que arrasou no último Festival de Berlim ao conquistar o Urso de Ouro, principal prêmio do evento.

O filme se centra no conflito ético e judicial provocado após a separação de um casal e o atendimento a um avô com alzheimer.

Três brasileiros também estão na disputa: ‘Eu Receberia as Piores Notícias dos seus Lindos Lábios’, de Beto Brant e Renato Ciasca, ‘O Carteiro’, de Reginaldo Faria e ‘Os Últimos Cangaceiros’, de Wolney Oliveira.

Uma das novidades da atual edição é a realização do seminário de capacitação audiovisual Films Crossing Borders, organizado pela Fundación Autor, o Instituto Buñuel e a Sociedade Geral de Autores da Espanha (Sgae) e realizado pela primeira vez na América do Sul.

O festival Amazonas Film Festival, que no ano passado premiou o americano ‘Inverno na Alma’ de Debra Granik, terminará no próximo dia 9. EFE