Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

‘Velozes 8’ faz franquia passar ‘Jogos Vorazes’ e ‘Jurassic Park’

Novo filme já arrecadou mais de 1 bilhão de dólares no mundo todo

O estúdio Universal só tem o que comemorar com o estrondoso sucesso de Velozes e Furiosos 8. Depois de se tornar a maior estreia da história, o novo capítulo fez com que os filmes de carros de corrida se tornassem a 10ª maior franquia da bilheteria americana, ultrapassando outras marcas poderosas do cinema como Jogos Vorazes, Jurassic Park e Crepúsculo, de acordo com o site BoxOfficeMojo.

Estrelado por Dwayne Johnson e Vin Diesel, Velozes e Furiosos 8 já arrecadou 196,4 milhões de dólares nos Estados Unidos. A franquia acumula um total de 1,48 bilhão de dólares de receita. De todos os episódios, o sétimo episódio da saga, de 2015, ainda é o mais rentável, com 353 milhões de dólares de arrecadação.

A quantia acumulada pelos oito capítulos da franquia supera os valores de Jogos Vorazes (1,45 bilhão em quatro filmes), Jurassic Park (1,419 bilhão em quatro filmes), Star Trek (1,401 bilhão em 13 filmes) e Crepúsculo (1,36 bilhão em cinco filmes).

Nos EUA, os carros estão bem próximos de alcançar os longas do Homem-Aranha (1,57 bilhão de dólares em cinco filmes). As outras franquias que estão à frente de Velozes são: Marvel/Vingadores (4,2 bilhões de dólares em 14 filmes), Star Wars (3,3 bilhões em nove filmes), o mundo mágico de Harry Potter (2,6 bilhões em 10 filmes), Batman (2,4 bilhões em 11 filmes), a saga Harry Potter (2,3 bilhões em 8 filmes), James Bond (2,1 bilhões em 25 filmes), X-Men (2 bilhões em 10 filmes), e Senhor dos Anéis/O Hobbit (1,8 bilhão em seis filmes).

O verdadeiro sucesso de Velozes e Furiosos ocorre para além dos Estados Unidos: fora do país, o oitavo longa já arrecadou um total de 904 milhões de dólares. Ao todo, incluindo a bilheteria americana, o longa totaliza 1,1 bilhão de dólares. Só na China o filme arrecadou 319 milhões de dólares. No Brasil, Dwayne Johnson e sua gangue já levaram mais de 5 milhões de espectadores aos cinemas e arrecadaram o equivalente a 27 milhões de dólares.

Considerando a bilheteria mundial, a franquia sobe mais posições no ranking, ficando em sexto lugar com um valor acumulado de 4,99 bilhões de dólares, atrás das marcas: Marvel/Vingadores (11 bilhões de dólares), o mundo mágico de Harry Potter (8,5 bilhões), Star Wars (7,7 bilhões), Senhor dos Anéis/O Hobbit (5,8 bilhões), e James Bond (5,01 bilhões). O espião britânico que se cuide, pois o carros já estão aparecendo no retrovisor.