Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Tela do espanhol Juan Gris é leiloada por US$ 57 milhões

Tradicional venda de arte impressionista e moderna contou também com quadro de Pablo Picasso pelo valor de 27,7 milhões do dólares

Um quadro do pintor espanhol Juan Gris foi vendido por 57 milhões do dólares (137 milhões de reais) em um leilão realizado em Londres, nesta terça-feira. A obra Nature Morte à la Nappe à Carreaux alcançou o valor mais alto já pago por um trabalho do artista, segundo a casa de leilão Christie’s.

Nature Morte à la Nappe à Carreaux é um óleo de 1915, com preço inicial estimado entre 20 milhões e 30 milhões do dólares (48 milhões a 72 milhões de reais). A tela pertencia a uma coleção particular de um “casal proeminente nos meios culturais da Suíça e da Europa, particularmente nas décadas centrais do século XX”, informou a Christie’s, sem revelar o nome dos antigos donos do quadro.

Leia também

Quadro confiscado pelos nazistas duas vezes será devolvido aos donos

Vaticano vai monitorar eletronicamente suas obras de arte

No mesmo leilão, Femme au Costume Turc Dans un Fauteil (1955), retrato feito por Picasso de sua amante e depois esposa Jacqueline Roque vestida de odalisca, foi vendido por 27,7 milhões do dólares (67 milhões de reais).

A tradicional venda de arte impressionista e moderna das grandes casas de leilão do mundo foi marcada pelo anúncio da retirada de 85 obras do espanhol Joan Miró, alvo de disputa judicial entre o governo conservador de Portugal e a oposição socialista.

(Com agência France-Presse)