Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Sinfônica de Heliópolis se apresenta em Bonn

75 músicos carentes de São Paulo participam de festival que homenageia Beethoven

A Orquestra Sinfônica de Heliópolis faz na noite desta segunda-feira (04) a primeira apresentação da turnê europeia, em Bonn, na Alemanha, cidade natal de Beethoven, que dá nome ao festival que acontece anualmente e homenageia o compositor.

O convite partiu da Deutsche Welle, que há dez anos realiza o Orchestra Campus, projeto que reúne grupos sinfônicos jovens de países fora da Europa e América do Norte. Além dos dois concertos em Bonn, os músicos vão se apresentar em Berlim, Dresden, Munique, Amsterdã e Londres.

O programa que será executado hoje à noite inclui a Sinfonia nº 8, de Beethoven, o Concerto para Violino, de Tchaikovsky (com solos de Shlomo Mintz), as Bachianas Brasileiras nº 4, de Villa-Lobos e Cidade do Sol, obra encomendada ao compositor André Mehmari para a turnê.

O grupo de 75 músicos nascidos e criados numa das maiores comunidades carentes do mundo, a favela de Heliópolis. A maioria dos músicos nunca tinha viajado de avião nem saído do país, como é o caso de Jessica Vicente, 15, que relatou ter ficado “comovida com o convite e muito assustada de ter de viajar para tão longe. Jamais esperava que de uma hora para outra eu chegaria aqui”.

Num passeio pelas ruas de Bonn, membros da orquestra executaram uma peça de chorinho, rodeado de alemães curiosos com o trabalho do grupo (veja vídeo abaixo).


(Com Agência Estado)