Shailene, Page, Watson, Lawrence: as jovens atrizes ativistas

A nova safra de atrizes adoradas pelos fãs de cinema também se mostram cada vez mais preocupadas com as desigualdades no mundo real

Presa ao invadir uma propriedade privada durante um protesto contra a construção de um oleoduto em uma reserva indígena, na Carolina do Norte, no Estados Unidos, Shailene Woodley, a estrela de A Culpa É das Estrelas e da saga Divergente, entrou para a lista de jovens atrizes ativistas que estão fazendo barulho em Hollywood. Barulho em forma de protesto.

LEIA TAMBÉM:
Atriz Shailene Woodley é presa durante protesto
Atriz Emma Watson é citada nos ‘Panama Papers’
Malala diz ser feminista graças a Emma Watson, de ‘Harry Potter’

Confira abaixo uma lista de atrizes jovens que usam sua fama para ajudar a combater a desigualdade:

Emma Watson

Emma Watson publicou no seu perfil do Facebook uma foto com seu novo corte de cabelo

Talvez os trabalhos político-sociais da atriz de Harry Potter sejam os de maior repercussão. Emma Watson não esconde de ninguém que é feminista e luta pela igualdade de gênero mundo afora, além de combater a cultura do estupro. A garota de 26 anos é embaixadora da Boa Vontade da ONU Mulheres, e se envolveu recentemente em campanhas como a HeForShe, que procura obter o compromisso dos homens para acabar com a desigualdade de gênero antes de 2030. A eterna Hermione também se preocupa com o meio-ambiente. Em maio deste ano, ela iniciou uma parceria com a Calvin Klein para levar a sustentabilidade para o mundo da moda, e desfilou no MET Gala com um um look produzido a partir de materiais recicláveis e produtos naturais orgânicos.

 

Ellen Page

Stacie Andree (Ellen Page) em cena do filme Amor por Direito

Stacie Andree (Ellen Page) em cena do filme ‘Amor por Direito’ (Adoro Cinema/Divulgação)

Desde que assumiu ser homossexual, em 2014, ela se tornou uma grande ativista dos direitos LGBT. Junto com a revista americana Vice, a estrela de Juno começou uma série documental, Gaycation, indicada ao Emmy, que procura explorar como é ser lésbica, gay, bi ou trans pelo mundo. Ellen Page viajou por vários países para gravar o programa, e aqui no Brasil entrevistou o deputado homofóbico Jair Bolsonaro.

 

Shailene Woodley

A atriz Shailene Woodley detida durante protesto nos EUA

A atriz Shailene Woodley, detida durante protesto nos EUA (Morton County Sheriff/Divulgação)

Recentemente, a atriz se mostrou preocupada com a causa indígena nos Estados Unidos. Shailene Woodley foi detida no dia 10 de outubro por invadir uma propriedade privada durante um protesto, em operação policial que foi transmitida ao vivo pela própria estrela no Facebook. A manifestação, que reuniu cerca de 100 pessoas, era contra a construção de um oleoduto em uma reserva indígena considerada sagrada.

 

Jennifer Lawrence

Protagonista, personagem Katniss, em cena do filme 'Jogos Vorazes: A Esperança - Parte I'

Protagonista, personagem Katniss, em cena do filme ‘Jogos Vorazes: A Esperança – Parte I’ (Murray Close/Divulgação/Divulgação)

A (ex-)queridinha de Hollywood também se preocupa muito com a desigualdade de gênero, principalmente na própria indústria do cinema. Em 2015, ela publicou um artigo intitulado “Por que eu ganho menos que colegas homens?” Nele, a atriz fala abertamente sobre ter recebido um cachê menor que o dos três colegas masculinos com quem protagonizou o filme Trapaça (2013). Assim, Jennifer Lawrence encabeçou uma campanha pela igualdade de salários entre atores e atrizes, e recebeu o apoio de muitas famosas, como Charlize Theron, Meryl Streep e a amiga Lena Dunham.