Rio de Janeiro, a cidade maravilhosa, agora é Patrimônio Mundial

O Rio de Janeiro, conhecido como cidade maravilhosa por suas praias, clima e beleza natural, entre as montanhas e o mar, foi declarado neste domingo pela Unesco como Patrimônio Mundial, na categoria paisagem cultural urbana, durante uma reunião em São Petersburgo (Rússia).

O Rio de Janeiro é a primeira cidade do planeta a ser incluída na lista. O conceito de paisagem cultural foi criado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) em 1992.

Os famosos símbolos de cartão postal da cidade, como o Pão de Açúcar, o Cristo Redentor, o calçadão de Copacabana ou deslumbrante vista da Baía de Guanabara, foram apresentados como argumentos pelo Brasil.

Durante a apresentação, o comitê técnico da candidatura do Rio na Unesco defendeu as “paisagens cariocas entre a montanha e o mar”.

Na apresentação, o Rio de Janeiro foi mostrado como uma cidade onde a paisagem urbana se funde com uma natureza exuberante que dá origem a “uma cultura de rua”, com grandes espaços abertos, parques públicos, jardins e orla que são parte da vida cotidiana dos cariocas.

Definida pelo Pão de Açúcar em um extremo e o Morro do Pico no outro, em Niterói, a Baía de Guanabara é considerada o berço do Rio de Janeiro e atravessa bairros tradicionais, como Botafogo e Flamengo.

A baía foi o primeiro ponto da cidade identificado pelos exploradores portugueses em 1502, quando acreditavam ter descoberto um rio.

Outro ícone da cidade, que recebe milhares de turistas a cada ano, é a estátua do Cristo Redentor, também muito mencionado pela delegação brasileira em São Petersburgo, a antiga capital imperial russa que recebe a reunião da Unesco.

Outros locais apresentados foram a Floresta da Tijuca, que abriga uma rica biodiversidade com espécies em perigo de extinção e que foi nomeada Reserva Mundial da Biosfera, a Pedra da Gávea e o Jardim Botânico, criado em 1808.

A praia de Copacabana, com seu famoso calçadão de pedras portuguesas, e Ipanema, que inspirou o surgimento da bossa nova, também foram lembrados.

Destino turístico por excelência, a cidade maravilhosa também é famosa por seu carnaval, que todos os anos atrai milhares de pessoas para suas ruas em fevereiro.