Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Rio apressa preparativos para receber 2012 em grande estilo

Rio de Janeiro, 30 dez (EFE).- A cidade do Rio de Janeiro continuou nesta sexta-feira os preparativos da sua tradicional festa de Ano Novo, uma das maiores do mundo e que reunirá amanhã na praia de Copacabana cerca de dois milhões de pessoas.

Os empregados da empresa municipal de obras davam hoje os últimos retoques nos quatro imponentes palcos instalados ao longo dos quatro quilômetros de areia, diante do olhar atento de milhares de turistas que passeavam pela praia sob um céu nublado.

A festa vai ser comandada por artistas como a cantora Beth Carvalho e a banda O Rappa, e terá como grande estrela o DJ francês David Guetta.

No momento mais esperado, à meia-noite, serão queimadas 24 toneladas de fogos de artifício, que iluminarão o céu do Rio durante 16 minutos e 30 segundos.

A queima de fogos estará a cargo da empresa espanhola Pirotecnia Igual, de Barcelona, vencedora de uma licitação pública, e será realizada a poucos metros do litoral de onze balsas flutuantes que começaram a ser rebocadas para suas respectivas posições.

Cerca de 30 mil turistas presenciarão o espetáculo pirotécnico a bordo de dez cruzeiros transatlânticos e dezenas de iates, alguns dos quais já estavam ancorados hoje em frente à praia.

Acompanhando a queima de fogos, serão projetadas sobre o palco principal imagens tridimensionais de temas ecológicos, que servirão de aperitivo para a cúpula da ONU sobre desenvolvimento sustentável Rio+20, que será realizada na cidade em junho de 2012.

A expectativa é que dois milhões de pessoas, entre elas 700 mil turistas, recebam o Ano Novo no Rio, e muitos aproveitaram o dia de hoje para cumprir a tradição de realizar uma oferenda a Yemanyá, deixando um rastro de pétalas brancas pela areia.

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, publicou hoje um decreto para declarar ‘patrimônio cultural carioca’ o culto à divindade dos mares. EFE