Assine VEJA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Relembre 27 estrelas que se apagaram em 2016

Ano foi de muitas e grandes perdas entre artistas que arrebataram multidões

Por Da redação
Atualizado em 21 dez 2016, 17h35 - Publicado em 21 dez 2016, 09h14

Este foi um ano de grandes perdas. Personalidades relevantes da música, cinema e literatura se despediram do público para seguir imortalizados na memória. David Bowie, Cauby Peixoto, Umberto Eco, Harper Lee, Alan Rickman e Domingos Montagner são alguns nomes que vão deixar saudade.

Relembre abaixo artistas que nos deixaram em 2016:

David Bowie

David Bowie (1947-2016): estrelas nunca dormem

O músico britânico David Bowie, autor de clássicos como Starman e Space Oddity, morreu aos 69 anos, no dia 11 de janeiro. De acordo com uma mensagem divulgada pela família, o artista, que popularizou o “glam rock” nos anos 1970 e 80, morreu “serenamente, rodeado de sua família, após uma valente batalha de dezoito meses contra o câncer”.

Alan Rickman

Alan Rickman como Severus Snape em Harry Potter e a Ordem da Fênix

O ator britânico Alan Rickman morreu aos 69 anos, no dia 14 de janeiro. Segundo o jornal inglês The Guardian, ele lutava contra um câncer. Rickman deu vida a diversos personagens do cinema e arrebanhou fãs com o papel do professor Snape, na franquia Harry Potter. Para o público adulto, o ator ficou famoso em 1988 com o papel do vilão Hans Gruber, de Duro de Matar, longa estrelado por Bruce Willis.

Continua após a publicidade

Harper Lee

WASHINGTON - NOVEMBER 05: Pulitzer Prize winner and "To Kill A Mockingbird" author Harper Lee smiles before receiving the 2007 Presidential Medal of Freedom in the East Room of the White House November 5, 2007 in Washington, DC. The Medal of Freedom is given to those who have made remarkable contributions to the security or national interests of the United States, world peace, culture, or other private or public endeavors. (Photo by Chip Somodevilla/Getty Images)

A escritora americana Harper Lee morreu aos 89 anos, em 19 de fevereiro. Lee escreveu O Sol É para Todos, considerado uma obra-prima do século XX por seu retrato da injustiça racial durante os anos de depressão econômica no sul dos Estados Unidos. A sobrinha da escritora, Hank Conner, disse ao The New York Times que Lee morreu dormindo na casa de repouso onde vivia.

Umberto Eco

O escritor italiano Umberto Eco

O escritor e intelectual italiano Umberto Eco, autor de O Nome da Rosa, O Pêndulo de Foucault e O Cemitério de Praga, entre outros romances e livros acadêmicos, morreu aos 84 anos, no dia 19 de fevereiro. A causa da morte não foi oficialmente informada, mas Eco foi diagnosticado com câncer de pâncreas há dois anos.

Naná Vasconcelos

O percussionista pernambucano Naná Vasconcelos morreu na manhã desta quarta-feira (9), aos 71 anos, vítima de uma parada cardiorrespiratória

Continua após a publicidade

O músico Naná Vasconcelos morreu no dia 9 de março, aos 71 anos. O percussionista estava internado em estado grave na Unidade de Tratamento Intensivo do hospital Unimed III, no Recife, desde 29 de fevereiro, após passar mal em um show em Salvador. Ele morreu por complicações de um câncer de pulmão, descoberto em agosto do ano passado.

Tereza Rachel

Tereza Rachel

Tereza Rachel, conhecida por papéis em novelas da Rede Globo, como A Próxima Vítima e Que Rei Sou Eu?, morreu no dia 2 de abril, no Rio de Janeiro, aos 82 anos. Ela estava internada desde 30 de dezembro de 2015, no Centro de Tratamento Intensivo (CTI) do Hospital São Lucas, em Copacabana. Segundo a assessoria de imprensa do hospital, a atriz faleceu devido a complicações de um quadro agudo de obstrução intestinal.

Prince

Luto na música: Prince morre aos 57 anos

 

O cantor Prince morreu em 21 de abril, aos 57 anos. O cantor foi encontrado desacordado no elevador da casa e depois declarado morto. A autópsia indicou uma overdose acidental do analgésico fentanil, uma medicação forte do grupo dos opioides, derivados do ópio.

Continua após a publicidade

Cauby Peixoto

Cauby Peixoto (1931-2016): um cantor com legítimo 'star quality'

O cantor Cauby Peixoto morreu aos 85 anos, no dia 15 de maio. Ele estava internado no hospital Sancta Maggiore, no bairro do Itaim Bibi, Zona Sul de São Paulo, desde 9 de maio, por conta de uma pneumonia. Com a saúde debilitada, foi internado várias vezes nos últimos anos. Em 2000, ganhou seis pontes de safena – e, em um mês, estava cantando de novo. Em 2015, passou semanas internado devido ao diabetes.

Tunga

O artista plástico Tunga, na galeria Luhring Augustine, em Nova York, nos Estados Unidos

O escultor, desenhista, cineasta e artista performático pernambucano Tunga morreu em 6 de junho, aos 64 anos. Antonio José de Barros Carvalho e Mello Mourão, nome de batismo do artista, estava internado no Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro, desde 12 de maio, e morreu em decorrência de um câncer na garganta.

Rubén Aguirre

O ator Rubén Aguirre como o professor Girafales em 'Chaves'

Continua após a publicidade

O ator Rubén Aguirre, famoso por interpretar o personagem Professor Girafales no seriado Chaves, morreu no dia 17 de junho, aos 82 anos. Quem deu a notícia foi Edgar Vivar, que vivia o Senhor Barriga no programa, amigo de longa data de Aguirre. “Meu professor favorito, descanse em paz. Hoje meu grande amigo Ruben Aguirre parte deste mundo. Sentirei muitas saudades”, escreveu Vivar em seu perfil no Twitter. A causa da morte não foi divulgada, mas Aguirre já apresentava problemas de saúde. Duas semanas antes de morrer, esteve internado para tratar de uma pneumonia. Aguirre ainda usava remédios para controlar o diabetes, cálculos de vesícula e doenças renais. Ele vivia em uma cadeira de rodas desde 2007, quando sofreu um grave acidente de carro.

Abbas Kiarostami

Diretor iraniano Abbas Kiarostami

O diretor que venceu a Palma de Ouro do Festival de Cannes em 1997 por Gosto de Cereja morreu aos 76 anos, na França, em 4 de julho. Abbas Kiarostami foi diagnosticado com câncer gastrointestinal em março e, desde então, vinha sendo submetido a uma série de operações.

Guilherme Karam

O ator Guilherme Karam, em 'O Clone', de 2001

O ator Guilherme Karam morreu em 7 de julho no Rio de Janeiro. Vítima de uma doença degenerativa chamada síndrome de Machado-Joseph, Karam estava internado havia quase dois anos no Hospital Naval Marcílio Dias. Seu último trabalho na TV foi em 2005, com a novela América, na Rede Globo.

Continua após a publicidade

Hector Babenco

Hector Babenco, em seu apartamento no bairro do Morumbi

Morreu no dia 13 de julho, de parada cardíaca, o cineasta Hector Babenco. Argentino radicado no Brasil havia cinquenta anos, Babenco tinha 70 e era casado com a atriz Bárbara Paz. O diretor se tornou um dos principais nomes do cinema nacional, com filmes como Pixote – A Lei do Mais Fraco (1981), sobre a situação dos meninos de rua, O Beijo da Mulher Aranha (1985), que projetou Sônia Braga no exterior, e Carandiru (2003). Em 2016, Babenco lançou o autobiográfico Meu Amigo Hindu, em que lembrou a sua luta contra um câncer e os seus relacionamentos amorosos.

Eliakim Araújo

Leila Cordeiro e Eliakim Araújo

O jornalista Eliakim Araújo morreu em 17 de julho, aos 75 anos, em Fort Lauderdale, nos Estados Unidos, onde estava internado para o tratamento de um câncer no pâncreas. A doença foi diagnosticada um mês antes e Araújo chegou a se submeter a um tratamento de quimioterapia, mas não resistiu. Eliakim Araújo formou, ao lado da mulher, a também jornalista Leila Cordeiro, o primeiro casal de apresentadores da televisão brasileira, ao comandar o Jornal da Globo, em 1983. Nascido em Guaxupé, Minas Gerais, Araújo também comandou, na emissora carioca, o Globo Repórter, além da cobertura dos desfiles de escolas de samba do Rio de Janeiro e a eleição indireta de Tancredo Neves.

Sergio Machado

)residente da editora Record Sérgio Machado durante lançamento do livro "A Riqueza da Vida, Memórias de um Banqueiro Boêmio", de Armando Conde, na Fnac da Paulista, em São Paulo - 2006

Morreu em 20 de julho o editor Sergio Machado, presidente do Grupo Record, o maior conglomerado editorial do país. Sergio, que tinha 68 anos, foi vítima de complicações decorrentes de uma cirurgia no cérebro realizada ainda no final de 2015, de acordo com a assessoria de imprensa da editora. Ele estava internado na Clínica São Vicente, no Rio.

Elke Maravilha

A atriz Elke Maravilha em 2003

A atriz Elke Maravilha morreu, aos 71 anos, no dia 16 de agosto. Ela estava internada na Casa de Saúde Pinheiro Machado, Zona Sul do Rio de Janeiro, desde julho, em coma induzido após cirurgia de úlcera. Antes de ser internada, ela rodava o Brasil com o espetáculo Elke Canta e Conta, em que narrava histórias de sua vida e cantava em vários idiomas. Carismática e irreverente, Elke se tornou uma figura folclórica no imaginário brasileiro. Ao longo de sua carreira, passou pelas passarelas da moda, por programas de calouros na TV, por novelas, minisséries e alguns dos títulos mais marcantes da história do cinema nacional. Foi diva, e das mais extravagantes.

Toots Thielemans

Toots Thielemans e Elis Regina

Morreu na madrugada de 22 de agosto o gaitista belga Toots Thielemans, aos 94 anos. Grande fã do Brasil e da música brasileira, Toots tem entre seus trabalhos um LP com Elis Regina, Elis & Toots (1969), com sucessos como Aquarela do Brasil e O Barquinho. O chamado “rei da harmônica” gravou também outros dois discos pautados pela música brasileira, com participação de nomes como Dorival Caymmi, João Bosco e Gilberto Gil. Ele morreu enquanto dormia.

Goulart de Andrade

Goulart de Andrade no "Programa Goulart de Andrade", da Rede Bandeirantes - 24/06/2004

Morreu no dia 23 de agosto o jornalista Luis Felipe Goulart de Andrade, o Goulart de Andrade, aos 83 anos. Ele estava internado na unidade do Itaim Bibi do Hospital Sancta Maggiore, em São Paulo. A assessoria do hospital não informou o motivo da morte, mas Goulart de Andrade sofria de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPCO) e o quadro havia se agravado nos últimos dias.

Gene Wilder

Gene Wilder no filme "A Fantástica Fábrica de Chocolate", de Mel Stuart.

O ator Gene Wilder, conhecido por filmes como O Jovem Frankenstein (1974) e A Fantástica Fábrica de Chocolate (1971), morreu aos 83 anos, em 29 de agosto, em decorrência de complicações do Alzheimer.

Domingos Montagner

O ator Domingos Montagner

O ator morreu aos 54 anos, afogado no Rio São Francisco, no dia 15 de setembro. O artista estava acompanhado da colega Camila Pitanga quando entrou no rio para um mergulho no intervalo das gravações de Velho Chico e não retornou. Segundo depoimento de Camila Pitanga à polícia, os atores foram arrastados por uma correnteza. Ela conseguiu se agarrar a uma pedra, mas Montagner não. Ela não pôde ajudar o colega. Ao perceber que ele tinha afundado na água, começou a gritar por socorro. O corpo do ator foi encontrado horas depois, preso nas pedras, a 18 metros de profundidade.

Edward Albee

O dramaturgo americano, Edward Albee, em 2012

O dramaturgo americano Edward Albee, autor da peça Quem Tem Medo de Virginia Woolf?, morreu aos 88 anos, em 16 de setembro. Vencedor do prêmio Pulitzer por três vezes, Albee era considerado um dos mais importantes dramaturgos dos Estados Unidos. O assistente de Albee, Jackob Holder, disse que o escritor morreu em sua casa, em Nova York. A causa não foi divulgada.

Dario Fo

O escritor e dramaturgo italiano Dario Fo, homenageado com um selo na Suécia

Em 13 de outubro, o mesmo dia em que a Academia Sueca anunciaria o novo Nobel de Literatura, Bob Dylan, faleceu em Milão o italiano Dario Fo, aos 90 anos, vencedor da premiação em 1997. De acordo com o diretor do departamento de Pneumologia do hospital Sacco, Luigi Legnani, onde Fo estava hospitalizado, o escritor havia sido “internado dez dias antes por uma insuficiência respiratória ligada a uma doença pulmonar existente há anos – uma doença silenciosa e progressiva”.

Max Mallman

Max Mallmann

O escritor e roteirista Max Mallmann morreu aos 48 anos, em 4 de novembro. O autor lutava contra um câncer. Nascido em Porto Alegre, Mallmann vivia no Rio de Janeiro desde 1998 e era casado com a também escritora Adriana Lunardi. Mallmann trabalhou como roteirista da TV Globo, fez parte do time de redatores da novela Coração de Estudante e de séries como Malhação, Carga Pesada e A Grande Família.

Leonard Cohen

O músico Leonard Cohen durante apresentação no estado americano da California - 17/04/2009

O cantor e compositor canadense Leonard Cohen morreu aos 82 anos, em 7 de novembro. Cohen havia lançado seu último álbum, You Want It Darker, no qual fazia reflexões sobre a morte, no dia 21 de outubro deste ano. Considerado um dos maiores artistas do século XX, o canadense aprendeu a tocar guitarra ainda jovem e formou o grupo de música folk Buckskin Boys. No entanto, sua carreira começou com a literatura.

Sharon Jones

Sharon Jones, cantora

A cantora de soul Sharon Jones morreu no dia 18 de novembro, aos 60 anos. Ela lutava desde 2013 contra um câncer no pâncreas. A cantora só ganhou fama na meia-idade. Antes, ela trabalhou como guarda na prisão de Rikers Island, Nova York, e como segurança de banco para se sustentar enquanto tentava um espaço na indústria musical. Sua grande chance veio em 1996, aos 40 anos, quando se apresentou como backing vocal do cantor Lee Fields.

Ferreira Gullar

ferreira-gullar-flip-divulg
()

O poeta, ensaísta, crítico de arte, dramaturgo e tradutor maranhense Ferreira Gullar morreu aos 86 anos, no dia 4 de dezembro. O escritor estava internado no Hospital Copa D’Or, na Zona Sul do Rio, devido a uma pneumonia.

Zsa Zsa Gabor

A atriz Zsa Zsa Garbor

A atriz morreu no dia 18 de dezembro, aos 99 anos, de uma parada cardíaca que prostrou uma lenda do cinema e uma das primeiras estrelas que foi maior na vida real do que na telona. A atriz, que estava doente havia cinco anos, morreu cercada por familiares e junto a seu último e nono marido, Frederic von Anhalt, em sua mansão na Califórnia.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.