Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

O petróleo é nosso: Cuca, do Sítio, vira ícone gay internacional

Nem Claudia Leitte nem Anitta: as brasileiras que os gringos mais amam são Nazaré e a bruxa-crocodilo

Se tem uma coisa de que o brasileiro pode se orgulhar é de produzir memes. Depois de alçar a impagável Nazaré Tedesco a personagem das redes sociais mundo afora, agora o país está exportando a Cuca — aquele crocodilo que é também uma bruxa, criada por Monteiro Lobato para a série de livros infantis do Sítio do Pica-Pau Amarelo. Mais especificamente, a Cuca da segunda adaptação televisiva da obra de Lobato, aquela exibida pela Globo de 2001 a 2007, em que a vilã era representada por um monstrengo verde que mais parecia um jacaré — ou algo que tentava se passar por um — de látex inflável, com um perucão aloirado como a cabeleira de uma dançarina do É o Tchan. É essa figura curiosa que virou musa de tuiteiros, e em especial dos tuiteiros gays, que fizeram dela a nova rainha do arco-íris.

Veja também

Enquanto Claudia Leitte viu sua apresentação na abertura da Copa de 2014, ao lado de Jennifer López, se tornar aos poucos um registro dos manuais de futebol e Anitta tenta com artilharia pesada — já fez uma parceria com o colombiano Maluma, uma com a rapper australiana Iggy Azaelea e um clipe solo impulsionado por uma campanha que desafia as pessoas a imitar seu rebolado nas redes — um lugar ao sol de Los Angeles, a Cuca, sem nenhum esforço, caiu nas graças dos estrangeiros.

Textos dos sites americanos Mic e do BuzzFeed procuram explicar aos gringos quem é esse personagem, definido por um como “the internet’s new gay icon” (“o novo ícone gay da internet”) e pelo outro, como “a new queen” (“uma nova rainha” da internet). “She’s a mythical crocodile and children’s TV show star serving drama and blonde wigs”, diz a nota do Mic (“Ela é um crocodilo mítico e uma estrela de um programa de TV para crianças com drama e perucas loiras”).

Segundo esse texto, o crush da internet pela Cuca começou na quinta-feira passada, quando um gif da “crocodilo cheia de atitude” circulou com letras da música Check It Out, de Nick Minaj. A combinação foi perfeita — e explosiva: a personagem de Monteiro Lobato passou a ser retuitada e viu seus posts se multiplicarem pelo Twitter, pelo Facebook e pelo Instagram.

Confira abaixo esse gif com a letra do hit de Nick Minaj e outros que andam fazendo a alegria de usuários que nunca ouviram falar de Monteiro Lobato — aliás, como diria o escritor, o petróleo é nosso.

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Marcello Santo Nicola

    Não foi a “segunda adaptação televisiva da obra de Lobato” mas a segunda adaptação da TV Globo. O sítio teve adaptações televisivas anteriores.

    Curtir

  2. Rubens Alves

    Jornalistas mais jovens, pelo jeito, imaginam que so existe a Globo no Brasil… Para eles, as demais adaptacoes de outras emissoras, decadas antes, nunca existiram…

    Curtir

  3. Rubens Alves

    Ficou mesmo um bom simbolo gay, ja que o bicho é feio que assusta…

    Curtir

  4. A C)uca assusta de medo os pobrezinhos evangélicos. Mas “Deus é Pai”… kkkk

    Curtir

  5. Ailton Silva

    Sera que a revisat Veja esta virando uma revista gay? Nesse momento tem 7 reportagens de gay na Veja online e somente uma esta relacionada a parada gay. Querem perder a pouca credibilidade que lhes restava

    Curtir

  6. A VEJA é uma revista corrupta porque expõe muitos fatos corruptos diariamente?
    Ora, nessa semana a temática dos fatos gays está em alta com a passeata em São Paulo.
    Não é natural uma revista de mídia falar de fatos?
    Seu Ailton, cresça.

    Curtir

  7. A Veja virou gay. Impressionante a quantidade de artigos sobre gays. Se tivesse que distribuir percentualmente, estaria tudo muito errado. Tem alguém querendo soltar a franga na redação.

    Curtir